A Casa da Cultura de Criciúma, no Extremo Sul de Santa Catarina, deve passar por uma revitalização nos próximos anos. O projeto é desenvolvido pela prefeitura da cidade, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).
Revitalização da Casa da Cultura de Criciúma
Tombado como patrimônio histórico pelo Decreto nº 815/AS/2003, a Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira deve receber melhorias estruturais e uma nova proposta de utilização para fortalecer o acesso à cultura e educação em Criciúma.
Os estudos técnicos preliminares já estão em andamento para contratar a elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares, além da planilha orçamentária necessária para a obra. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Núcleo Criciúma, sob a presidência de Marco Aurélio Ramos Möller.
“A Casa da Cultura é um símbolo da nossa identidade e será transformada em um espaço moderno e acessível para todos”, afirmou o prefeito Vagner Espíndola.
Segundo a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, a revitalização faz parte de um plano maior de ações comemorativas do centenário de emancipação político-administrativa do município.
“A nova estrutura abrigará um conjunto de espaços voltados à cultura, à arte e à memória de Criciúma. Além de um auditório e aulas de artes, o local será a sede do Memorial da Educação, instituído pela Lei nº 8.463, sancionada em 23 de outubro de 2023. O memorial será dedicado à preservação de acervos documentais, objetos e outros bens de valor histórico relacionados à história educacional do município”, explicou.
Após a restauração, a presidente da FCC destaca que o prédio também abrigará a Biblioteca Municipal Donatila Borba e contará com um café, ampliando as opções culturais no centro de Criciúma. O edital de licitação será lançado assim que os estudos preliminares forem concluídos.