“Gratidão a Joinville”, esse é o tema da música composta pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, e o sentimento que fez o político percorrer cerca de 700 km de bicicleta para vir à cidade do Norte catarinense. A canção foi apresentada durante um evento na tarde desta quarta-feira (8).
No encontro com autoridades joinvilenses, Marcelo Maranata apresentou a canção, composta por ele mesmo, como forma de agradecer a ajuda enviada à cidade do Rio Grande do Sul durante as enchentes que atingiram o estado em 2024.
“Vocês não têm noção de quanto foi importante para Guaíba. Eu tenho esse sentimento de gratidão a Joinville. É uma coisa que só quem estava em Guaíba e viveu o momento que a gente viveu pode falar”, afirmou Maranata durante recepção na cidade, na manhã desta quarta-feira.
Ouça música criada para agradecer Joinville
O evento da gratidão, que foi realizado na igreja Onda Dura, no bairro Boa Vista, também reuniu a comunidade de Joinville.
Após 700 km de bicicleta, prefeito de Guaíba chegou a Joinville
Com um longo abraço e muita festa, o prefeito de Guaíba (RS) foi recepcionado pelo chefe do Executivo de Joinville no pórtico da cidade.
Para Adriano Silva, a adoção de Guaíba por Joinville é o reflexo da identidade da cidade. “Nossa cidade é conhecida como cidade voluntária. Só de trabalho voluntário foram quase 60 carretas envolvidas. Já passamos por essa situação aqui, a gente sabe o quanto é difícil se reerguer em situações como essas”, diz.
Aproximação entre cidades
A intenção a partir de agora é estreitar ainda mais os laços entre os dois municípios. Até mesmo uma rota ciclística entre Joinville e Guaíba pode ser criada, de acordo com a equipe do município Gaúcho. Para o prefeito de Guaíba, a viagem Joinville reforça ainda mais o vínculo entre as cidades.
“Tenho certeza que a gente tem muito a crescer junto, Joniville já está na nossa vida antes desse momento, e agora com esse momento [a relação] ficou muito marcante”, afirma o prefeito de Guaíba.
De acordo com o prefeito de Joinville, as histórias criadas entre os municípios ficarão “para o resto da vida”. “Já somos irmãos de coração, agora umbilicalmente ligados, com certeza são duas cidades que têm histórias mútuas”.