Nesta sexta-feira (3), o governador Jorginho Mello participou de visitas em Florianópolis e Itapema para acompanhar as ações da ‘Operação Estação Verão’. Durante conversas com forças de segurança, comerciantes e banhistas, Jorginho disse reconhecer que a mobilidade urbana no trecho norte da BR-101, entre Itapema e Navegantes, precisa de soluções.
“Infelizmente a mobilidade é um problema generalizado no Brasil. A nossa BR-101, de Itapema a Navegantes, colapsou. A gente está solicitando ao Governo Federal que autorize a ANTT e a Arteris a fazer uma faixa de cada lado”, explicou.
BR-101 pode ter trânsito de 600 mil veículos em dois dias
Nos últimos dias, o trânsito no trecho norte da BR-101 ficou ainda mais difícil. Com as festas de fim de ano, milhares de veículos tem entrado e saído de Santa Catarina.
Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia federal, 600 mil veículos são esperados entre esta sexta-feira (3) e sábado (4). E, com o aumento de 72% no movimento em relação aos dias comuns, há maior possibilidade de congestionamentos.
Durante todo o dia, conforme atualizações da Arteris no “X”, trechos da BR-101 tiveram filas. Pela manhã, foram registrados 22 quilômetros de congestionamento entre Porto Belo e Balneário Piçarras, no Litoral Norte.
Até às 21h, pelo menos três pontos ainda tinham filas: no sentido Curitiba, os KM 151, em Porto Belo, até o KM 136, em Balneário Camboriú; KM 120, em Itajaí, até o KM 111, em Navegantes; e no sentido Porto Alegre, KM 99, em Piçarras, até o KM 111, em Navegantes.