Ativistas do Just Stop Oil atacam com martelo quadro da National Gallery

O grupo divulgou o vídeo do ataque nas redes sociais. Eles justificaram que o ataque ocorreu porque o governo “revelou planos para mais licenças de petróleo, sabendo perfeitamente quanto isso matará milhões (de pessoas)”. Dois ativistas do organização não governamental Just Stop Oil entraram no museu da Inglaterra National Gallery nesta segunda-feira (6) e martelaram o quadro”The Toilet of Venus (‘The Rokeby Venus’)” de Velázquez, quebrando a película de vidro que protege a obra. As duas pessoas foram presas.
O grupo divulgou o vídeo do ataque nas redes sociais. Eles justificaram que o ataque ocorreu porque o governo “revelou planos para mais licenças de petróleo, sabendo perfeitamente quanto isso matará milhões (de pessoas). Em resposta, dois apoiadores do Just Stop Oil destruíram a Vénus de Rokeby – anteriormente destruída pela sufragista Mary Richardson em 1914”.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, deve anunciar ao longo do dia como funcionarão as novas rodas de licenciamento de petróleo e gás no Mar do Norte, localizado no Oceano Atlântico. A medida deve permitir que empresas concorram anualmente a novas licenças para perfurar combustíveis fósseis. Ao jornal inglês Financial Times, ele justificou que a nova regra deve proteger empregos e fortalecer a segurança energética local.
Receba as notícias de Mundo pelo WhatsApp
Após o ataque, a sala foi esvaziada e a polícia local foi chamada, informou o museu nas redes sociais. “A dupla pareceu atacar The Toilet of Venus (‘The Rokeby Venus’) de Velázquez com o que pareciam ser martelos. A sala foi esvaziada de visitantes e a polícia foi chamada. Os policiais já estão no local”.
A pintura foi retirada da exposição para ser examinadas por especialistas para compreender os danos causados pelas marteladas.
O Just Stop Oil é conhecido por jogar tinta laranja em diversos locais, como no jogo de tênis do torneio de Wimbledon, em 5 de julho. Eles também jogaram sopa de tomate em um quadro da série “Girassóis”, de Vincent Van Gogh, em outubro de 2022 (veja vídeo abaixo).
Ativistas do clima jogam sopa de tomate em obra de Van Gogh

Adicionar aos favoritos o Link permanente.