Honraria foi entregue por Monica Benicio (PSOL), viúva de Marielle Franco, a quem o fundador do Pink Floyd homenageou no Rio em 2018. No sábado, ele se apresenta no Engenhão. Mônica Benício coloca a Medalha Pedro Ernesto em Roger Waters, na Câmara do Rio
Reprodução/TV Globo
O cantor, compositor e baixista Roger Waters, um dos fundadores da banda Pink Floyd, que faz show no sábado (28), no Rio, está nesta sexta-feira (27) na Câmara de Vereadores para receber a Medalha Pedro Ernesto.
O requerimento foi da veredora Monica Benicio (PSOL), que entrega a honraria a Roger Waters como reconhecimento do ativismo do artista nos direitos humanos, contra regimes ditatoriais e em defesa do povo palestino.
“Esse homem não é apenas um artista consagrado, uma lenda do rock, mas também um ativista incansável, que usa sua voz para combater as injustiças do mundo”, disse Benicio.
Homenagem a Marielle em show
Benício é viúva da vereadora Marielle Franco, executada em 2018, em crime até hoje sem um mandante descoberto.
Em sua turnê em 2018 pelo país, seis meses após o crime, Waters fez uma homenagem a Marielle em seu show no Maracanã (veja na reportagem abaixo).
Vestido com uma camisa com a frase “Lute como Marielle Franco”, o cantor pediu que a filha, Luyara Santos, a irmã, Anielle Franco, e Mônica Benício subissem ao palco. “Ela acreditava em direitos humanos, assim como eu”, disse Waters no palco.
Roger Waters faz homenagem à Marielle Franco em show no Rio
Show no Engenhão
No sábado, Roger Waters se apresenta no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
O inglês traz sua turnê de despedida “This is Not a Drill” a seis cidades do Brasil, entre elas o Rio. Ele apresenta sucessos do Pink Floyd e de outros momentos da carreira.
A principal recomendação ao público do evento é que utilize o transporte público para o deslocamento (trem e metrô), pois as vias estarão bloqueadas à circulação de veículos e em todo o entorno do estádio estará proibido o estacionamento.
Encontro com Lula
Nesta turnê de 2023, Waters encontrou com presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira (23), no Palácio do Planalto.
Também estavam na reunião a primeira-dama, Janja da Silva, e o músico Paulo Miklos, do Titãs.
Ao lado de Janja, Lula recebe Roger Waters e Paulo Miklos no Palácio do Planalto
Rogers Waters fez um show em Brasília nesta terça-feira (24), e aproveitou a passagem pela capital para se encontrar com o presidente.
Nas redes sociais, Lula postou as fotos do encontro e escreveu uma mensagem na qual lembra que Waters tentou lhe visitar na prisão, em Curitiba. No final da mensagem, o presidente fez referência a uma das mais famosas músicas do Pink Floyd, “Wish You Were Here”.
“Há cinco anos, @rogerwaters tentou me visitar em Curitiba e foi impedido. Hoje, quando ele retorna ao Brasil, nos encontramos no gabinete da presidência no Palácio do Planalto. #WishYouWereHere”, escreveu Lula.
De acordo com o governo, no encontro com Lula, o músico Roger Waters disse que “apenas fala para as pessoas a respeito dos seus sonhos. Entre eles, o de querer ver a Declaração Universal dos Direitos Humanos, feita em Paris, em 1948, como lei no mundo”.
Paulo Miklos, Roger Waters, Lula e Janja em encontro no Palácio do Planalto
Divulgação
Roger Waters recebe a Medalha Pedro Ernesto na Câmara do Rio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.