O baterista e percussionista Guegué Medeiros lança o álbum ‘Balai de feira’ em 27 de outubro, celebrando a cultura nordestina em 12 músicas autorais
Dani Gurgel / Divulgação
♪ Embora o percussionista e baterista Guegué Medeiros tenha se mudado para São Paulo (SP) há anos, a alma do músico e produtor paraibano nunca saiu de João Pessoa (PB). Das lembranças dessa cidade onde nasceu e se criou, Medeiros ainda traz nítida na memória a figura do pai negociando o balai com os comerciantes das feiras armadas nas ruas da capital da Paraíba.
“O balai era um cesto onde normalmente tinha uma misturada, um pouco de cada coisa, e onde meu pai escolhia o que queria levar para casa”, explica o artista, dando a senha para o entendimento do título do álbum autoral Balai de feira, programado para ser lançado em 27 de outubro.
Ao longo de 12 faixas, Guegué Medeiros expõe influências e enche Balai de feira com reminiscências da infância vivida em João Pessoa (PB) para celebrar a cultura nordestina. Pelos nomes de temas instrumentais como Coco de Mané Medeiros e Xote com A, já para perceber onde Guegué Medeiros situa ritmicamente o álbum Balai de feira.
Embora o repertório seja inédito em disco, algumas músicas de Balai de feira – casos de Ipueira dos Linhares, Jambo (Guegué Medeiros e Guga Limeira), Zé de Biu e do já mencionado Xote com A – já tinham sido apresentadas pelo artista há dois anos no show intitulado Ipueira dos Linhares (2021).
No disco, o balai do músico abarca Cosa e Y una, duas parcerias de Medeiros com Salomão Soares, pianista com quem o ritmista gravou o álbum Baião de dois (2023), lançado em agosto.
Gravado, mixado e masterizado por Adonias Jr. no Estúdio Arsis, em São Paulo (SP), em fevereiro deste ano de 2023, sob direção musical do próprio Guegué Medeiros, o álbum Balai de feira expõe arte de Daniel Vincent na capa.
Capa do álbum ‘Balai de feira’, de Guegué Medeiros
Arte de Daniel Vincent
Percussionista Guegué Medeiros enche álbum ‘Balai de feira’ com memórias paraibanas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.