Guilherme Arantes sente Rita Lee em música letrada pelo artista para Virginie Boutaud


Guilherme Arantes é o autor da letra de ‘Nos mapas do universo’, música lançada por Virginie Boutaud
Marcia Gonçalez / Mélanie Boutaud (fotos de divulgação) / montagem g1
♪ Guilherme Arantes se sente transportado para o início da carreira solo de Rita Lee (1947 – 2023) quando ouve a gravação – de atmosfera quase etérea – de Nos mapas do universo, música lançada por Virgine Boutaud em single posto em rotação ontem, 15 de setembro.
Com música de Yann Lao, a composição Nos mapas do universo tem letra escrita por Arantes para Virginie, cantora projetada no Brasil em meados dos anos 1980 como vocalista da banda paulistana Metrô.
“A gravação de Nos mapas do universo me remete aos primórdios da Rita porque elas são de Vila Mariana, em São Paulo, e fizeram o mesmo Instituto Pasteur. Então me vem um déjà vu daquela sensação de ouvir Rita cantando a música José, de Georges Moustaki. Eu era adolescente e apaixonado por aquilo. Virginie resgata esse sentimento em mim”, relata Arantes ao colunista do g1, em mensagem enviada de Atlanta (EUA), em texto que se refere à versão da música gravada por Rita no primeiro álbum solo, Build up, de 1970, com letra em português escrita por Nara Leão (1942 – 1989).
O compositor paulista conta que escreveu a letra de Nos mapas do universo para Virginie há pelo menos quatro anos e meio. A música ganhou a voz da cantora com produção musical orquestrada por Apollo 9 com Daniel Roland e Yann Lao.
Tecladista da formação original da banda Metrô, Lao pilota os synths e o arranjo do single Nos mapas do universo, cuja capa expõe Virginie em foto de Mélanie Boutaud.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.