Durante o trabalho na Reserva Extrativista Renascer, o engenheiro tropeçou e caiu no meio do fogo. Voluntários do Projeto Humanika realizaram atendimento ao engenheiro que sofreu queimaduras na Reserva Extrativista Renascer
Divulgação
Médicos e estudantes de medicina, voluntários do Projeto Humanika, que está realizando atendimentos de saúde a moradores de comunidades rurais do município de Prainha, no oeste do Pará, se depararam com uma situação de emergência na tarde de quinta (28). Eles estavam atendendo as pacientes no distrito de Santa Maria, quando outras pessoas chegaram levando um homem que apresentava queimaduras nos braços, mãos e pernas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Era um engenheiro local, que estava combatendo incêndios na Reserva Extrativista Renascer, que fica nas redondezas de Santa Maria. Durante o trabalho na Reserva, o engenheiro tropeçou e caiu no meio do fogo. Outras pessoas o ajudaram e o levaram até o local onde os expedicionários do projeto Humanika realizam os atendimentos.
Rapidamente os médicos e os estudantes de medicina aplicaram morfina, fizeram curativos e depois encaminharam o engenheiro para um hospital da região, pois ele teve queimaduras de 2º e 3º graus.
“Nós estávamos já finalizando os atendimentos após um dia exaustivo de trabalho, quando recebemos uma pessoa queimada, com uma explosão de material nas mãos e destruição bastante importantes. Queimaduras de 2º e 3º graus nas mãos, e nós pudemos fazer um atendimento de emergência em uma sala de aula. Os alunos de medicina ajudaram no atendimento, e fizemos o melhor possível até a transferência dele para o hospital. É uma notícia ruim, mas por outro, nós estávamos no lugar certo, na hora certa”, disse o médico Eufânio Saqueti, coordenador do Projeto Humanika.
Médico Eufânio Saqueti fala sobre atendimento a engenheiro queimado
A quinta-feira foi bem agitada para os expedicionários. Eles fizeram mais de 400 atendimentos e muitos foram relacionados a problemas respiratórios devido às queimadas na região. Os medicamentos para problemas respiratórios terminaram no mesmo dia.
Projeto Humanika em Prainha
Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) presta serviços humanitários de saúde aos moradores das vilas Boa Vista do Cuçari e Itamucuri, no município de Prainha, oeste do Pará. A expedição iniciou no dia 23 e segue até o dia 3 de dezembro, quando os expedicionários retornam às suas cidades de origem.
Essa é a terceira vez seguida que os expedicionários paranaenses fazem esse trabalho voluntário na região Norte do Brasil. Até o final da expedição, a equipe pretende realizar 1.400 consultas ambulatoriais, fazer 60 pequenos procedimentos cirúrgicos (vasectomias, retiradas de hérnias, lipomas e drenagem de cistos sebáceos), distribuir medicamentos e materiais para atendimentos emergenciais.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região