A advogada Deolane Bezerra, de 37 anos, usou as redes sociais nesta terça-feira (26) para compartilhar um diagnóstico recente: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). A revelação veio após a realização de uma série de exames médicos.
“Descobri mais um probleminha hoje. Tenho TDAH. É coisa, viu? Perguntei para o médico: ‘Como o senhor sabe?’. E ele disse: ‘Desde a primeira vez que te vi’”, contou Deolane.
“Eu já desconfiava, porque às vezes as pessoas falavam e minha cabeça ia para outro lugar. Mas achei que era só falta de interesse nas conversas dos outros, tipo: ‘Não quero saber disso aí’”, brincou.
Deolane Bezerra brinca com diagnóstico
Com o bom humor característico, Deolane desabafou de forma descontraída: “Mande, Deus. Mande mais que nós estamos aqui, tomando injeção, terapeuta, soro, remédio e orando. Deus deu as maiores batalhas para os seus maiores soldados, e ele me confunde com o Rambo”, finalizou.
O que é o TDAH?
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), os sintomas geralmente se manifestam ainda na infância, mas podem persistir até a vida adulta. Estima-se que cerca de 3% da população mundial conviva com esse transtorno.
Entre as características mais comuns de crianças e adultos com TDAH estão: dificuldade em se organizar, manter a atenção em tarefas ou acompanhar conversas longas. Além disso, impulsividade, inquietação e distração frequente também fazem parte do quadro.
É importante lembrar que momentos de desatenção e inquietação são normais e podem acontecer com qualquer pessoa. No entanto, se esses comportamentos interferem significativamente na sua rotina e no desempenho diário, pode ser o momento ideal para procurar ajuda profissional.