Foram demolidos quatro quiosques na manhã desta quarta-feira (27). Quiosques da Praia das Cigarras, em São Sebastião (SP), são demolidos pela prefeitura
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Quiosques da Praia das Cigarras, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, foram demolidos pela prefeitura da cidade na manhã desta quarta-feira (27). A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estiveram no local.
Os quiosqueiros afirmam que foram surpreendidos quando equipes da prefeitura chegaram para iniciar as demolições de quatro quiosques na praia. Eles estavam desocupados.
Por volta das 12h45, a operação já havia sido concluída e a situação era tranquila na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Contexto
Os quiosques haviam sido reabertos no início desta semana, depois de serem interditados em agosto do ano passado. Na época, a prefeitura afirmou que o motivo eram problemas estruturais e de armazenamento de mercadorias.
A prefeitura alegou ainda que eram necessárias algumas adequações, como por exemplo no banheiro, na caixa d’água e no forro das estruturas.
Quiosques da praia das cigarras são interditados
A administração municipal se baseou em uma decisão da justiça de 2018, que obriga os ocupantes a promoverem a readequação da ocupação dos quiosques a partir de um projeto de intervenção urbanística, arquitetônico e paisagístico.
A determinação vale para todas as cidades do Litoral Norte.
A Prefeitura de São Sebastião informou que a ação desta quarta-feira (27) aconteceu após uma decisão judicial que suspende uma ação cautelar proposta pela Associação dos Quiosques.
Ainda segundo a prefeitura, os quiosques estavam sobre a faixa de areia – uma área pública -, sem seguir as regras da vigilância sanitária.
Por fim, a prefeitura disse que a demolição segue a decisão da justiça de 2018, depois de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal e pela União.
Quiosques da Praia das Cigarras, em São Sebastião (SP), são demolidos pela prefeitura
Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina