Certos hábitos do dia a dia, apesar de parecerem muito comuns e naturais, as vezes, pode ter um significado mais profundo do que imaginamos. Pequenas ações, como sempre lavar as mãos ao chegar em casa, podem revelar traços de personalidade e muito mais. Confira!
O que as pessoas acreditam ser apenas uma rotina é, na verdade, um reflexo de como lidamos com o ambiente ao nosso redor e com nós mesmos. Veja o que a psicologia explica sobre lavar as mãos.
Os significados psicológicos de lavar as mãos ao chegar em casa:
- Limpeza mental: lavar as mão ao chegar em casa, segundo a psicologia, pode representar o desejo de remover estresse, negatividade ou experiências externas. Pode significar a entrada em um espaço pessoal e seguro.
- Ritual de transição: a pessoa ao lavar as mão pode estar marcando o fim de uma atividade e o início de outra, o que pode proporcionar um sensação de ordem e controle.
- Ansiedade e TOC: em alguns casos, a lavagem das mão com grande frequência, quase como uma obrigação que você tem fazer, pode ser sintoma de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), onde a lavagem compulsiva alivia a ansiedade sobre sujeira ou germes.
- Hábito: também pode ser uma parte automática da rotina, sendo o resultado de aprendizado na infância ou influência social.
Manter as mãos limpas é sinal de higiene, é sempre importante lavar as mãos antes, durante e após preparar alimentos, antes de comer, ao chegar em casa, depois de ir ao banheiro, após tossir, espirrar, assoar o nariz e em muitas outras situações. Limpar as mãos evita germes e previne doenças.
Como lavar as mãos de forma correta?
Molhe bem as mãos e aplique o sabonete. Deixe a espuma agir por pelo menos 20 segundos, prestando atenção aos cantinhos das mãos, como entre os dedos e embaixo das unhas. Após o tempo estipulado, enxágue as mãos e seque bem para evitar a proliferação de microrganismos devido à umidade.