A Praia do Campeche está localizada no Sul de Florianópolis, a cerca de 15 quilômetros do Centro, e próxima à Praia da Joaquina e à Praia do Morro das Pedras.
À sua frente, menos de dois quilômetros mar adentro, está a paradisíaca Ilha do Campeche, uma das atrações turísticas mais procuradas em Florianópolis.
Sua localização, a própria ilha, a extensa faixa de areia e o point do surfe são alguns dos motivos para conhecê-la. Descubra quais são os outros e o que fazer na Praia do Campeche.
1. Visual lindo
Assim como outras de Florianópolis, a Praia do Campeche tem um visual muito bonito, composto por uma ampla e branca faixa de areia, água clara, dunas de areia e vegetação.
A poucos quilômetros de distância da praia fica a Ilha do Campeche, cujo cenário está em outro patamar de beleza e você logo saberá o motivo.
2. Tem uma ilha paradisíaca para visitar
Chamada de “Caribe catarinense”, a Ilha do Campeche fica a apenas 1,5 quilômetro de distância da praia, a menos de dez minutos de barco. Areia clara, água cristalina e calma, um costão verde, além de boa infraestrutura é o que lhe aguarda neste lugar paradisíaco. Você vai saber mais adiante.
3. Ampla faixa de areia
A Praia do Campeche tem, literalmente, um pedaço de areia para todos. São 3,5 quilômetros de extensão e cerca de 20 metros de largura. Uma das maiores de Florianópolis.
Isso significa que, especialmente na alta temporada de verão, é possível encontrar um “canto” com maior tranquilidade e sem tantos dribles em guarda-sóis.
4. Eclética, para diferentes perfis de turistas
A Praia do Campeche tem espaço para várias “tribos” e perfis de turistas. Quem gosta de mais movimento e agitação, deve escolher a parte mais central da praia, onde fica o chamado Riozinho. Ali é o point da galera.
Mais ao Norte (à esquerda), próximo à parte do bairro conhecido como Novo Campeche, a praia apresenta características mais preservadas, com vegetação, dunas de areia e menor infraestrutura à beira-mar. Lado ideal para quem gosta de menos movimento.
Por fim, o lado Sul, em direção à Praia do Morro das Pedras, concentra maior quantidade de surfistas.
5. Mar propício ao surfe
As características do mar e do vento fazem a Praia do Campeche ser um local de boas ondas para surfar em Floripa, especialmente no lado mais ao sul de sua extensão. Então, se você gosta de surf, esse é um bom motivo para conhecê-la.
Já para aqueles que querem apenas tomar um banho de mar e especialmente para quem estiver na companhia de crianças é preciso ter muita atenção, por conta das ondas que são de moderadas a fortes e do repuxo na água.
6. Infraestrutura completa no bairro
O bairro Campeche, onde fica a praia, é um bairro bem grande e dividido em três partes: Campeche Leste (região mais residencial), Novo Campeche (com imóveis mais luxuosos e praia mais agreste) e o Campeche Central (onde se concentra a maior parte do comércio).
Por todo o bairro é fácil encontrar pousadas, hostels, imóveis para locação no Airbnb e até hotel. Fora a hospedagem, a região é muito bem servida em comércio, mercados e também um pequeno shopping center. Muitos deles estão na principal via da região, a Avenida Pequeno Príncipe, onde há vagas na rua e estacionamentos particulares perto da praia.
Os bares e restaurantes mais próximos da areia ficam na parte do Campeche Central. O bairro ainda conta com um terminal de ônibus e um posto de saúde.
7. Próxima ao Centro de Florianópolis
A Praia do Campeche é de todas as do Sul da ilha, a mais próxima ao Centro de Floripa. São 15 quilômetros até o Mercado Público e o Terminal Rodoviário. Já em relação ao Aeroporto Internacional de Florianópolis, a Praia do Campeche fica ainda mais perto: são apenas nove quilômetros de distância.
8. Localização estratégica, próxima a outras praias
Além de ser próxima ao Centro de Floripa, a Praia do Campeche também fica perto de outras praias e pontos turísticos da Ilha da Magia.
Ela está a 15 km (de carro) da Praia da Joaquina, o melhor lugar para surfe em Floripa, inclusive na areia (sandboard), que é seguida pelo pequeno paraíso natural chamado Praia do Gravatá. Na sequência, está a Praia Mole (outro reduto dos surfistas) e a Praia da Galheta.
Fora todas essas, a Praia do Campeche fica a apenas 13 quilômetros do coração turístico de Florianópolis: a Lagoa da Conceição.
O que fazer na Praia do Campeche?
Tomar banho de mar e praticar surfe são as primeiras e mais óbvias opções. Caminhar longamente pela areia é outra. Como a Praia do Campeche emenda com a Joaquina, sem qualquer delimitação física, o percurso a pé e à beira-mar rende 7,5 quilômetros (apenas ida) de atividade física.
Sua larguíssima faixa de areia permite até que os visitantes optem pela bicicleta, já que a orla da praia não é calçada, usando sempre o bom senso para não atrapalhar os demais.
Na alta temporada de verão, os passeios náuticos compõem o leque de atividades possíveis. Agora, o programa mesmo imperdível é conhecer a Ilha do Campeche, uma das principais razões pelas quais as pessoas visitam a praia.
Por fim, ainda é possível “escalar” as dunas de areia da praia, fazer a trilha do Morro do Lampião com vista panorâmica, como também conhecer nas proximidades a Lagoa da Chica e a Lagoa Pequena.
Como chegar na Praia do Campeche?
Do Centro de Florianópolis, o trajeto até a Praia do Campeche começa pela Via Expressa Sul (SC-401) e continua pela SC-405, quando esta emenda com a Avenida Pequeno Príncipe, a principal do bairro, e chega até a ponta da praia. São cerca de 15 quilômetros de distância e em torno de 20 minutos de carro, dependendo do trânsito.
Para quem vem do Norte de Floripa o trajeto também é pela SC-401 e SC-405. Pode ser feito igualmente pela SC-406, via que passa pelo Leste da Ilha. Do Norte, as distâncias ficam em torno de 40 quilômetros até a Praia do Campeche, o que leva de 45 minutos a 1 hora de percurso.
Por fim, quem está no extremo Sul de Florianópolis chega ao Campeche pela SC-405 ou pela SC-406.
Praia do Campeche e Ilha do Campeche: qual a diferença?
A Praia do Campeche é essa sobre a qual dedicamos a matéria inteira: uma praia de 3,5 quilômetros de extensão, “dividida” em três porções (Centro, Norte e Sul), ampla faixa de areia e mar mais agitado, com ondas fortes.
Já a Ilha do Campeche fica a 1,5 quilômetro da praia, onde se pode chegar de barco em menos de 10 minutos de travessia. A ilha também tem sua praia, conhecida como o Caribe catarinense.
A fama vem por conta de suas águas cristalinas, que parecem uma piscina natural, e uma areia branquinha e fininha cercada por um morro coberto pela vegetação. Além de curtir a paisagem paradisíaca, também é possível praticar mergulho e fazer trilhas por lá.
Na alta temporada, funciona na praia um restaurante, uma lanchonete, além de serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Como a ilha é tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, seu acesso é controlado e há um limite diário de pessoas para visitação.