Gilberto Gil fala da sua relação com Brasília e diz que é uma ‘cidade de convergência brasileira’


Gil faz show nesta sexta-feira (1°), no festival Na Praia. Músico, que já foi Ministro da Cultura, conta sobre apresentação com família e turnê internacional. Gilberto Gil conta sobre sua relação com a capital federal.
“Uma cidade de convergência brasileira”. É assim que Gilberto Gil resume Brasília, onde faz show, nesta sexta-feira (1°), no festival Na Praia. O artista, que morou na capital federal quando foi Ministro da Cultura no primeiro governo Lula, também lembrou que, no começo da carreira, se apresentou em teatros e ginásios no Distrito Federal (veja vídeo acima).
“Quando eu vim aqui no início, meado de carreira, fazia shows em teatro, ginásio. Brasília morei aqui um tempo, passei seis anos aqui como ministro. Conheço vários ângulos da vida brasiliense e gosto, gosto como todo brasileiro”, diz Gil.
Enquanto ministro – de 2003 a 2008 – Gil também passou a circular também pelo universo sócio político, ambiental e cultural internacional.
Família e música
Gilberto Gil conta sobre alegria de estar com a família no palco.
Além do show de Gil, dois netos e um filho dele se apresentam nesta sexta-feira no palco do Na Praia. Os Gilsons, banda formada por Francisco Gil, João Gil (netos) e José Gil (filho) se apresentam logo após o “patriarca” da família.
“É um prazer enorme para mim estar com a família. É uma continuação da casa, do lar, a gente pode tratá-los basicamente no palco como são tratados em família. É um prazer enorme estar com a meninada aqui”, diz Gilberto Gil.
“Os meninos cresceram, viraram músicos eles mesmos, cantores, a Preta, os netos, Francisco, João, José, o filho, Ben, Nara a mais velha. São muitos hoje que se dedicaram a música e tiveram essa sorte, que é uma sorte minha, mais do que deles, de estarmos juntos”, diz.
LEIA TAMBÉM:
AGENDA DO FIM DE SEMANA: Festa do Morango, Gilberto Gil e Gilsons são atrações do fim de semana no DF
FAVELA SOUNDS: Saiba quem é UMiranda, DJ do DF que se apresenta no Favela Sounds neste sábado (2)
Turnê internacional
Gilberto Gil explica como será turnê na Europa.
Cada novo projeto de Gil tem formas consolidadas em diversas turnês pelo mundo. Todo disco vira show e muito show vira disco. Sempre disposto a realizar turnês nacionais e internacionais para cada novo projeto, Gil é presença confirmada anualmente nos maiores festivais e teatros da Europa.
O cantor destaca que após voltar de uma turnê recente pela Europa, onde realizou show em 12 cidades, vai partir para uma nova onde Gil e família vão visitar 15 cidades.
“É um outro show que eu estou preparando. Estamos vindo de shows em julho e agosto, fizemos 12 cidades da Europa e agora vamos fazer mais 15 cidades europeias. É uma coisa que vem de muitos anos, eu já faço excursões pela Europa há muitos anos. Mas agora sim, com filhos e netos é mais gostoso ainda”, afirma.
Quem é Gilberto Gil?
A produção fonográfica de Gil abrange ao todo quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys.
Igor do Vale/g1
Gil nasceu em Salvador, na Bahia, em 26 de junho de 1942. Ele é o primeiro filho de José Gil Moreira, médico, e Claudina Passos Gil Moreira, professora primária. Em 1964, Gil conclui a graduação em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e começou a fazer shows com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé.
Após participar de festivais e lançar músicas, foi preso pela ditadura militar em 1968 e depois se exilou em Londres. Voltou em 1972. Foi ministro da Cultura de 2003 a 2008. Ocupa a cadeira número 20 na Academia Brasileira de Letras.
A produção fonográfica de Gil abrange ao todo quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys.
📱 Participe da comunidade do g1 DF no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.