Claudette Soares grava com Chico Buarque canção do compositor em parceria com João Donato


Single ‘Cadê você (Leila XIV)’ sai em 15 de setembro com a primeira gravação conjunta dos artistas. Claudette Soares e Chico Buarque posam no estúdio Cia. dos Técnicos, no Rio de Janeiro, na gravação das vozes do single ‘Cadê você (Leila XIV)’
Bernardo Mendonça / Divulgação
♪ Enquanto alinhava repertório inédito para o álbum que fará com produção musical de Marcus Preto e Victor Cabral, Claudette Soares se prepara para lançar, em 15 de setembro, single inédito – dissociado do futuro disco da cantora carioca – gravado com Chico Buarque.
Editado pela gravadora Kuarup, o single Cadê você (Leila XIV) apresenta gravação inédita dessa música composta por Chico em parceria com João Donato (1934 – 2023) e lançada em 1987.
A produção do single Cadê você (Leila XIV) foi orquestrada por Renato Vieira e Thiago Marques Luiz com piano, arranjo e direção musical de Alexandre Vianna. A gravação das vozes foi feita no estúdio Cia. dos Técnicos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Já as cordas de Igor Borges (viola), Letícia Andrade (violino), Ricardo Proiete (violino) e Thiago Faria (violoncelo) foram captadas por Thiago Farias no estúdio Farias & Friends (SP) enquanto o baixo acústico de João Benjamim e a bateria de Rafael Lourenço foram gravados no Aga Studio (SP).
O single Cadê você (Leila XIV) foi idealizado para celebrar os 55 anos do álbum Gil-Chico-Veloso por Claudete Soares (1968), disco em que a cantora deu voz somente a músicas de Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.
O single Cadê você (Leila XIV) também tem valor documental por tratar-se da primeira gravação de Claudette com Chico Buarque, compositor que a cantora teria tido a primazia de lançar em disco se os executivos da gravadora Mocambo – companhia que manteve a artista sob contrato entre 1962 e 1965 – tivessem autorizado Claudette a gravar Marcha para um dia de sol, composição obscura da obra de Chico apresentada em 1965 em singles de Maricenne Costa e Geraldo Cunha.
Claudette Soares e Chico Buarque se conheceram na primeira metade da década de 60, quando ela era a principal atração do João Sebastião Bar, casa da cidade de São Paulo (SP), e ele era jovem estudante de arquitetura que participava das noites dos novos talentos apresentados pela cantora naquele espaço musical.
Após se livrar da gravadora Mocambo e migrar para a Philips, Claudette Soares passaria a cantar músicas de Chico Buarque com regularidade em discos e shows. Contudo, até então, os artistas nunca tinham gravado uma música juntos.
A ideia do dueto aconteceu há cinco anos, quando Claudette se encontrou com Chico em camarim, em 2018, após show do cantor. Atrasada pela pandemia, a gravação conjunta finalmente saiu do plano das ideias e chega ao mundo em 15 de setembro com a edição do single Cadê você (Leila XIV).
Capa do single ‘Cadê você (Leila XIV)’, de Claudette Soares e Chico Buarque
Bernardo Mendonça

Adicionar aos favoritos o Link permanente.