Artista recebe Pitty, faz dueto com a mãe e revive os primeiros sucessos em gravação feita em São Paulo na turnê baseada no consagrador disco de estúdio lançado no ano passado. Capa do álbum ‘Lady Leste ao vivo’, de Gloria Groove
Rodolfo Magalhães
Resenha de álbum
Titulo: Lady Leste ao vivo
Artista: Gloria Groove
Edição: SB Music
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♪ Há momentos definidores na carreira de um artista. No caso de Gloria Groove, o lançamento da música A queda (Gloria Groove, Ruxell, Pablo Bispo e Lukinhas), em outubro de 2021, alçou a cantora e compositora paulistana a um outro patamar no universo pop brasileiro. A ascensão foi consolidada em fevereiro do ano seguinte com o álbum Lady Leste (2022).
Lady Leste ao vivo – disco lançado às 21h de ontem, 10 de agosto – coroa e fecha essa fase de ouro com o registro de show da Lady Leste tour 2.0. Realizada em apresentação feita por Gloria em 16 de setembro de 2022 no Espaço Unimed, na cidade natal de São Paulo (SP), a gravação do show capta o calor do palco e tem pegada rara em discos ao vivo.
Por mais que os enérgicos arranjos percam em cena eventuais sutilezas da gravação do disco de estúdio, a força motora do repertório está inteiramente preservada no álbum ao vivo. Lady Leste ao vivo totaliza 22 faixas, sendo que duas, Gloriosa e Suplicar, são interlúdios.
Ao longo do disco ao vivo, Gloria Groove rebobina as músicas do álbum Lady Leste, convida Pitty para dividir a potente interpretação de Máscara (2003) – rock que sobressaiu no primeiro álbum da artista baiana, Admirável chip novo (2003), lançado há 20 anos – e insere duas músicas de Cazuza (1958 – 1990) no roteiro essencialmente autoral.
Gloria canta Exagerado (Leoni, Cazuza, Ezequiel Neves, 1985) antes de emendar esse hit do primeiro álbum solo do cantor com o r&b LSD (Gloria Groove, Ruxell e Pablo Bispo, 2022).
Com pegada roqueira, Malandragem (Roberto Frejat e Cazuza, 1994) – sucesso da cantora Cássia Eller (1962 – 2001) – aparece no fecho do roteiro antes do funk Vermelho (Gloria Groove, Pablo Bispo, Ruxell e MC Daleste, 2022), um dos hits mais quentes do álbum Lady Leste.
Ao armar o circo com alma de cabaré no show qualificado pela artista no palco como “grande sonho”, Gloria Groove olha para o próprio passado ao reviver sucessos da era pré-Lady Leste como Bumbum de ouro (Bianca Graziela e João Claudio Rodrigues de Souza, 2017), o funk-rap Coisa boa (Gloria Groove, Pablo Bispo, Ruxell e Sergio Santos, 2019) e o reggaeton YoYo (Sergio Santos, Pablo Bispo, Ruxell, Gloria Groove e Iza, 2021) – gravado originalmente com Iza em single lançado há dois anos – além de refazer o dueto com a mãe, Gina Garcia, na sentimental balada Incondicional (Alexander Biggs, Mitch Kenny e Gloria Groove, 2020).
Enfim, o álbum Lady Leste ao vivo registra para posteridade um momento áureo na trajetória de Gloria Groove. É disco para quem tem o prazer de assistir, não à queda de um artista em um circo de horrores, mas a uma talentosa cantora e compositora no topo do picadeiro pop nacional.
Gloria Groove coroa era de ouro com caloroso álbum ao vivo em que canta Cazuza ao perpetuar show ‘Lady Leste’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.