
Há alegações de que a pimenta, o açafrão-da-terra e outros temperos trazem benefícios à saúde e têm a capacidade de “estimular nosso sistema imunológico”. Mas será que os temperos realmente acrescentam benefícios à saúde de nossos alimentos ou ajudam a prevenir doenças?
Essas especiarias fazem parte de nossas dietas há milhares de anos e é normal polvilhar nossas batatas fritas com pimenta, tomar chá de gengibre e adicionar pimentas às nossas refeições.
Porém recentemente, essas especiarias foram promovidas de alimentos básicos da cozinha cotidiana a superalimentos com poder de cura.

Nutricionistas esclarecem se a pimenta, açafrão e especiarias fazem bem à saúde – Foto: Reprodução/ND
O açafrão-da-terra é usado na Ásia há muitas décadas e chegou às cafeterias de todo o mundo na forma de “café com leite dourado”.
Um dos temperos mais populares e amplamente usados é a pimenta malagueta. Muitos estudos examinaram os possíveis efeitos dela sobre nossa saúde e, ao descobrir isso, dizem que obtemos tanto resultados benéficos quanto adversos.
A capsaicina é o principal ingrediente ativo da pimenta. Quando cortamos as pimentas, as moléculas de capsaicina colaboram com os receptores de temperatura do nosso corpo e enviam sinais ao cérebro para criar a sensação de calor. Alguns estudos afirmam que a capsaicina pode ajudar as pessoas a viverem mais.
Benefícios da pimenta para a saúde
Em 2015, pesquisadores chineses descobriram que o consumo de pimenta contribui para a saúde de quase 500 mil adultos chineses e que o consumo está associado a um menor risco de morte.
As pessoas que consomem alimentos apimentados quase todos os dias têm um risco 14% menor de morte do que aqueles que consomem alimentos apimentados menos de uma vez por semana.
“As principais descobertas dizem que a maior ingestão de alimentos apimentados resulta em menor risco de mortalidade, especialmente mortes por câncer, doenças cardíacas e doenças respiratórias”, disse o pesquisador Lu Qi, professor de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Isso não significa que o consumo de grandes quantidades de pimenta malagueta protegerá a saúde das pessoas, ou as protegerá de doenças respiratórias, em curto prazo.
Outra especiaria popular que tem efeitos benéficos sobre a saúde humana é a cúrcuma com a curcumina. Essa molécula que se encontra no açafrão-da-terra é comumente usada na medicina alternativa para tratar inflamação, estresse e muitas outras condições.

Cúrcuma tem muito benefícios à saúde devido à curcumina usada na medicina alternativa para tratar inflamação – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Esse também é o caso de outras especiarias – embora alguns pesquisadores que estudam os benefícios à saúde de suplementos que incluem doses mais altas de determinadas especiarias encontrem resultados promissores.
Efeitos e propriedades curativas
Um estudo de 2023 descobriu que tomar um suplemento de gengibre todos os dias pode ajudar a controlar a inflamação em pessoas com doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.
O crescente interesse em especiarias, como medicina alternativa, foi visto pela última vez na Idade Média. Segundo o professor de história da Universidade de Yale, Paul Freedman, as especiarias têm propriedades curativas.
Tanto a pimenta quanto o açafrão-da-terra são amplamente estudados, mas a maioria dos estudos apenas compara dados sobre o consumo e os diferentes resultados de saúde, sem separar a causa do efeito.