O g1 entra no clima da Copa do Mundo de Futebol Feminino e lista produções sobre o esporte e que estão disponíveis para ver nas plataformas de streaming. Filmes, séries e animações: veja seleção de obras sobre futebol nas plataformas de streaming
Divulgação
O g1 entra no clima da Copa do Mundo de Futebol Feminino e escala uma seleção de filmes, séries e documentários que se inspiram no esporte ou que retratam histórias reais de atleta.
São 20 produções disponíveis nas plataformas de streaming em uma lista que tem cinebiografia, animação, ação e romance. Algumas focam nos jogadores, enquanto outros destacam o espaço das atletas.
Semana pop: filmes e séries sobre futebol feminino
“Sem Bebês No Campo” (Amazon Prime Video)
“Sem Bebês No Campo” (Amazon Prime Video)
Divulgação
Nessa história de ficção, Wyne, que é uma mulher de trinta e poucos anos, se separa do namorado. E isso acontece no mesmo momento em que ela descobre que sua melhor amiga e colega de apartamento está saindo de casa pra morar com o futuro marido.
Além disso, todas as outras amigas de Wyne estão grávidas ou já são mamães. É nesse momento que ela decide reunir essa turma para formar um time de futebol. Assim, pode ter sempre um momento especial perto das amigas. Só que nenhuma ali entende muito bem do esporte.
Essa comédia traz alguns dilemas sobre amizade e responsabilidade
“Mulheres: Jogar para ganhar” (Apple TV)
“Mulheres: Jogar para ganhar” (Apple TV)
Divulgação
Nesta comédia, um time de futebol, formado por atletas que não são exatamente habilidosas, se une pra lutar pela igualdade de gênero.
Entre treinos e torneios, essas garotas acabam perdendo o técnico, que era o coração do time. E é aí que elas precisam mostrar, ainda mais, toda a força que têm, dentro e fora de campo.
“Sayonara Watashi no Cramer” (Crunchyroll)
“Sayonara Watashi no Cramer” (Crunchyroll)
Divulgação
O anime “Sayonara Watashi no Cramer”, que também é conhecido como “Farewell, My Dear Cramer”, é baseado em um mangá de futebol.
A história é focada em uma estudante, que é a única de sua turma a ser convocada para a primeira partida de futebol de um torneio masculino.
Só que durante os treinos, ela acaba se machucando, e o técnico decide que não vai mais convocá-la para as partidas oficiais.
Determinada a voltar para o jogo, ela junta dedicação total com alguns planos pra convencer o técnico.
“Bigil” (Amazon Prime Video)
“Bigil” (Amazon Prime Video)
Divulgação
O filme indiano de ação “Bigil” conta a história de um gangster, que recebe a missão de seu pai de elevar a vida do seu povo e treinar uma equipe de futebol feminino.
Só que o destino acaba atraindo esse cara, que é um ex-jogador, para o um mundo de violência.
Mas no meio de toda essa história, entre treinos e batalhas — dentro e fora de campo –, ele também se apaixona por uma estudante de fisioterapia.
Lançado em 2019, o filme foi indicado em várias premiações na índia.
“Bola na rede” (Netflix)
“Bola na rede” (Netflix)
Divulgação
A trama adolescente “Bola na rede” conta a história de uma jovem fanática por ciências que embarca pra uma expedição científica.
Pela menos é para onde ela acha que vai. Até descobrir que pegou o caminho errado e acabou em uma academia de futebol.
Sem conseguir entrar em contato com o pais, ela não tem outra opção senão passar o semestre tentando abraçar o esporte, enquanto faz novas amizades — e, também, inimizades.
“Deixa Ela” (Globoplay)
“Deixa Ela” (Globoplay)
Divulgação
Disponível no Globoplay, a série documental “Deixa Ela”, que foi exibida no GNT, traz o relato de jogadoras, jornalistas, árbitras e técnicas sobre o machismo no futebol.
Nos depoimentos, elas contam como foram esses momentos em que sofreram algum tipo de preconceito e, também, como superaram essas situações difíceis.
“Vem com elas” (Globoplay)
“Vem com elas” (Globoplay)
Divulgação
Já o documentário “Vem com elas”, da SporTV, faz um panorama da transformação do futebol feminino no brasil, desde a Copa do Mundo de 1991.
Marta, Cristiane Rozeira, Sissi, e outras atletas, entre novatas e veteranas, compartilham um pouco dos seus desafios nessa trajetória e revelam, também, seus sonhos para o esporte.
“Matildas: A Caminho do Mundial” (Disney+)
“Matildas: A Caminho do Mundial” (Disney+)
Divulgação
Outra série documental é a “Matildas: A Caminho do Mundial”. Com seis episódios, ela conta um pouco dos bastidores da seleção australiana de futebol feminino durante sua trajetória para a atual Copa, que tá acontecendo agora no país delas.
O projeto conta a história das atletas, dentro e fora de campo, revela os sacrifícios e lutas que elas enfrentam, e ainda mostra o quanto elas inspiram as próximas gerações.
“LFG” (HBO Max)
“LFG” (HBO Max)
Divulgação
Outro documentário que conta a história de uma seleção é o “LFG”. Mas o olhar dessa produção é um pouco diferente e vai além. Ela relata, em primeira pessoa, a luta da seleção feminina americana para conseguir igualdade salarial com os jogadores da seleção dos Estados Unidos.
O documentário relembra o processo que a seleção abriu contra a Federação de Futebol por discriminação de gêneros, em 2019, às vésperas da Copa do Mundo.
Nos depoimentos, as atletas compartilharam suas histórias de coragem e resiliência enquanto corriam em busca da quarta vitória no mundial.
Megan Rapinoe é uma das atletas que participou desse documentário.
“Futebol em Apuros” (Netflix)
“Futebol em Apuros” (Netflix)
Divulgação
Megan Rapinoe também é estrela da animação “Futebol em Apuros”.
A atleta, que anunciou no início do mês que vai se aposentar após a temporada de 2023, é transformada em desenho. Mas também faz a dublagem da personagem.
O filme conta a história de quatro superfãs de futebol que se unem para ajudar seus ídolos a recuperar o talento roubado por um cientista maluco.
Semana Pop seleciona 11 filmes e séries sobre futebol
“Pelé: o nascimento de uma lenda” (GLOBOPLAY)
Cena de ‘Pelé – O nascimento de uma lenda’
Divulgação
Não são raras as obras sobre ou inspiradas em Pelé. E o drama “Pelé: o nascimento de uma lenda” é uma delas.
Lançado em 2016, o filme conta a já conhecida história do jogador, que desde garotinho, ainda nos campos de várzea, demonstrava imensa habilidade com a bola.
O longa, que traz Seu Jorge no papel do pai do Pelé, mostra as dificuldades enfrentadas pelo jovem atleta, as superações de todas elas, e destaca a convocação do jogador para sua primeira Copa do Mundo pela seleção, em 1958, quando o Brasil trouxe sua primeira taça pra casa.
“Maradona: Conquista De Um Sonho” (PRIME VIDEO)
Nazareno Casero em cena de ‘Maradona: Conquista de um sonho’
Divulgação
“Maradona: Conquista De Um Sonho” conta a trajetória do ídolo argentino. O filme não retrata apenas a história de uma das maiores estrelas do futebol em campo, mas também aborda as questões pessoais de Diego Armando Maradona.
A estreia do jogador no futebol argentino e as passagens marcantes pelo Barcelona e pelo Napoli se misturam com as cenas que relatam seus problemas familiares e sua luta contra vícios. Os feitos do Maradona na seleção Argentina, claro, também estão lá.
A série foi lançada em 2021, meses após a morte do ídolo argentino aos 60 anos, e conta com três atores escalados para viver Maradona em três momentos diferentes da vida dele.
“Heleno” (GLOBOPLAY)
Filme Heleno será exibido nesta terça-feria (16) no Sesc Thermas de Presidente Prudente
Divulgação
Ainda falando sobre cinebiografias, “Heleno” conta a história do jogador Heleno de Freitas.
Interpretado por Rodrigo Santoro no longa, Heleno era considerado o príncipe do Rio de Janeiro nos anos 1940. Mas ele também era chamado de craque problema, por causa do seu temperamento explosivo e estilo de vida boêmio. Era um bad boy da época, tipo Romário ou Edmundo.
Heleno foi lançado em 2011 no Festival de Toronto e é baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Neves.
“O Último Jogo” (GLOBOPLAY)
Cena do filme “O Último Jogo”
Divulgação
A rivalidade entre Brasil e Argentina é sempre uma boa fonte de inspiração para as produção. E é apresentada em “O último jogo”.
O clássico duelo é representado pelo embate entre os times das cidades Belezura e Guapa, que ficam na fronteira entre os dois países. E perder, claro, não é uma opção pra nenhuma das equipes.
Além dos preparativos para o jogo decisivo, Belezura também precisa enfrentar outro desafio: que é o fechamento de uma grande fábrica local. Lançado em 2021, o longa é baseado em um romance chileno.
“Um time show de bola” (GLOBOPLAY)
Cena de ‘Um time show de bola’
Divulgação
A gente passa da rivalidade entre duas cidades para o embate entre dois meninos em uma partida de futebol de mesa (conhecido também como totó ou pebolim).
Na animação do premiado cineasta argentino Juan José Campanella (de “O segredo de seus olhos”), Amadeo reencontra um antigo rival anos após vencer uma partida do jogo.
E a magia do futebol entra em campo nessa animação. Os bonequinhos do totó de Amadeo ganham vida e ajudam o garoto no desafio de uma partida em campo.
Está em jogo também uma coisa que ele não quer que aconteça: a transformação da cidade em um parque temático.
“(fdp)” (HBO MAX)
Cena da série “(fdp)”
Divulgação
A série “(fdp)” tira um pouco o foco nos jogadores, nos times em campo, e aborda a história de um juiz de futebol. Um dos criadores da série é o escritor e jornalista esportivo José Roberto Torero.
Com 13 episódios, a série mostra um juiz em crise no casamento, mas também leva em conta, com ironia, as regras éticas e o preço da escolha pelo caminho correto.
Em um dos episódios, por exemplo, ele tem que suar a camisa ao apitar um jogo no qual o diretor jurídico de um dos times é o mesmo juiz que está decidindo seu caso na vara de família. A guarda de seu filho acaba em jogo.
“Febre de bola” (HBO MAX)
Cena do filme “Febre de bola”
Divulgação
A comédia romântica “Febre de bola” conta a história de um triangulo amoroso envolvendo um homem fanático por futebol, uma mulher que odeia tudo o que é relacionado ao esporte e (sim) um time de futebol, o Arsenal, uma espécie de Botafogo da Inglaterra.
A relação entre o casal se desenvolve ao longo dos jogos da temporada da liga inglesa.
“Febre de Bola” é inspirado no livro homônimo de Nick Hornby, autor também de “Alta-fidelidade” e “Um grande garoto”. Livro e filme são clássicos para quem gosta de futebol e de cultura pop.
“Captain Tsubasa” (PRIME VIDEO)
cena de “Captain Tsubasa”
Divulgação
Por falar em cultura pop, essa é pra quem, além de ser fã de futebol, também curte animações.
“Captain Tsubasa” é uma adaptação do anime “Super Campeões” e conta a história do capitão Tsubasa Oozora.
Os mais de 50 episódios da série de mangá lançada em 2018 detalham não só a relação de Tsubasa com seus companheiros de equipe, mas também a rivalidade com seus oponentes, todos os treinos e, claro, os jogos do time.
“The English Game” (NETFLIX)
“The English Game”
Divulgação/Netflix
“The English Game” é uma série lançada em 2020 na qual o futebol em campo é apenas um pano de fundo para traçar toda a história do nascimento desse esporte.
É uma série curtinha, de seis episódios de cerca de 50 minutos cada. Ela se passa nos anos 1870 e conta a história de dois jogadores de classes sociais opostas, que enfrentam dramas pessoais e profissionais pra mudar a história do futebol pra sempre.
Se você quer entender como era o futebol bem no comecinho, quando ele era uma novidade, vale a pena ver essa minissérie.
“Ted Lasso” (APPLE TV)
‘Ted Lasso’
Divulgação
E a gente encerra essa lista com uma série que também tem uma grande torcida que vibra quanto o time entra em campo a cada temporada: “Ted Lasso”.
Ted era um treinador de futebol americano e que, mesmo sem experiência, recebe o convite pra comandar um time profissional de futebol de campo (que os americanos chamam de soccer). O convite é para um time na maior liga do mundo, a Liga Inglesa.
A série é fofa, divertida, com um técnico meio paizão dos jogadores (tipo o Felipão), e já levou pra casa onze troféus no Emmy. O charme da série é que ela, claro, vai além do campo, e fala de assuntos como saúde mental, amizade e romance.