Música ultrapassa tamborzão ‘Tá Ok’, de Dennis DJ e Kevin O Chris, e consolida sucesso que começou antes mesmo de a música ser lançada. Como é a fábrica de hits precoces, músicas que viralizam antes do lançamento
Após mais de um mês na liderança das mais ouvidas do Spotify Brasil, “Tá Ok”, de Dennis DJ e Kevin O Chris, caiu para a segunda posição. No lugar do tamborzão, entrou outro funk, mas de sonoridade mais lenta: “Novidade na Área”.
A música, de MC Livinho e DJ Matt D, faz um sample de “Don’t You Worry Child”, lançada em 2012 pelo trio sueco Swedish House Mafia.
“A gente pegou o eletro house e misturou com o funk brasileiro”, afirma DJ Matt D. “É uma música que te traz a sensação de nostalgia.”
Ao som de 130 batidas por minuto, o refrão de “Novidade na Área” viralizou no TikTok antes mesmo de a música ser lançada. É um dos casos — cada vez mais comuns — de músicas que bombam com apenas uma prévia disponível nas redes.
Como funciona a fábrica de hits precoces
Luisa Rivas/g1
A faixa tem como principais referências o trap e o dance music que guia a clássica coletânea “Summer Eletrohits”. É por isso que Livinho chama seu novo sucesso de um “summer dance funk”.
Segundo o músico, o apelido se justifica não só pela união entre elementos do funk e do dance, como também pelo sample que “marcou gerações”.
“Além de criar uma melodia, é preciso ter um kick eletrônico e um grave de trap, ou de drill”, diz Livinho sobre o que seria a fórmula da estética. “Precisa também de flow e variação de beats de funk antigos e atuais.”
O resultado , segundo o funkeiro, é um “eletrônico de periferia”. A mesma atmosfera aparece em “Pocotó”, lançada no início deste mês por ele e Matt D, com o sample de “Criminal” (2011), de Britney Spears.
Em “Novidade na Área”, Livinho diz ter apostado num vocal que é pouco nítido. “Deixei mais swingado para as pessoas falarem: ‘o que ele está dizendo?’. Uma parada bem introspectiva.”
A ideia, ele explica, foi dar intensidade ao crescimento rítmico da faixa, que se mantém o tempo todo num funk lento, mas passa por diferentes sequências. “O summer dance prende a expectativa do ouvinte.”
Com versos sobre sexo, a letra traz o lado mais conhecido do cantor, que ficou famoso com músicas como “Fazer Falta”, “Cheia de Marra” e “Tudo de Bom”.
O cantor MC Livinho
Magno Gomes / Divulgação
Nos últimos tempos, o MC vinha se jogando no trap. O retorno às origens, ele diz, contribuiu para fisgar o público em “Novidade na Área”.
“Eu gosto do trap, do consciente. Mas as pessoas queriam muito uma música que trouxesse o Livinho que conheceram.”
Quando o refrão da faixa viralizou no TikTok, a repercussão foi tão grande que o músico fez uma publicação desmentindo boatos de que a música havia sido retirada do ar.
“Ela está apenas sendo processada para ser lançada pela distribuidora”, explicou ele, no dia anterior à chegada da versão completa às plataformas.
Livinho afirma que, se não publicasse a prévia, “Novidade na Área” provavelmente levaria mais tempo para encostar em “Tá Ok”. Atribui aos detalhes sonoros, contudo, o real motivo por trás do status de música-chiclete.
‘Novidade na Área’, de Livinho, alcança topo do Spotify com funk lento e dançante
Adicionar aos favoritos o Link permanente.