![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/adolescente.jpg)
Os criminosos da internet estão adotando métodos cada vez mais sofisticados para esvaziar contas bancárias e aplicar golpes. Recentemente, uma estratégia encontrada por uma empresa de cibersegurança envolve um software malicioso que capta dados das vítimas por meio de um aplicativo de celular.
![Aplicativo é usado para roubar dados e aplicar golpes Aplicativo é usado para roubar dados e aplicar golpes](https://static.ndmais.com.br/2024/10/adolescente-800x533.jpg)
Aplicativo é usado para roubar dados e aplicar golpes – Foto: Pixabay
Denominado NGate, o malware do golpe é distribuído geralmente por meio de mensagens SMS que se apresentam como comunicados oficiais dos bancos.
Segundo o jornal El Español, essas mensagens alertam os usuários sobre problemas urgentes relacionados às contas, incentivando uma ação imediata. Esse senso de urgência é uma tática usada para levar a vítima a clicar em um link que, na verdade, baixa um aplicativo indevido.
Uma vez instalado, o aplicativo compromete o dispositivo e permite que o malware capture e retransmita dados dos cartões bancários das vítimas em celulares Android. Com isso, os criminosos conseguem fazer transações em caixas eletrônicos, esvaziando contas bancárias.
Como evitar golpe?
Diante desse cenário, o conselho para os usuários é evitar clicar em links suspeitos e sempre que houver dúvida sobre a veracidade de uma mensagem, entrar em contato diretamente com o banco.
![Usuários de Android estão caindo em golpe Usuários de Android estão caindo em golpe](https://static.ndmais.com.br/2024/10/celulares-proibidos-no-brasil-800x420.png)
Usuários de Android estão caindo em golpe – Foto: Canva/Divulgação/ND
As instituições bancárias recomendam, ainda, que os usuários mantenham o software dos celulares atualizados para evitar o risco de ser vítima de um golpe.