![](https://static.ndmais.com.br/2024/11/joinvilense-de-coracao-comandante-entra-na-reserva-apos-decadas-dedicadas-a-pm-do-norte-de-sc2.jpg)
Natural de São Miguel do Oeste, o coronel Márcio Leandro Reisdorfer considera-se joinvilense de coração. Foi na maior cidade de Santa Catarina que deu os primeiros passos na carreira na Polícia Militar. E é no Norte catarinense que o coronel deixará seu posto como comandante do 5º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar) para entrar na reserva remunerada.
![Joinvilense de coração: comandante entra na reserva após décadas dedicadas à PM do Norte de SC Comandante coronel Márcio Leandro Reisdorfer](https://static.ndmais.com.br/2024/11/joinvilense-de-coracao-comandante-entra-na-reserva-apos-decadas-dedicadas-a-pm-do-norte-de-sc.jpg)
Joinvilense de coração: comandante entra na reserva após décadas dedicadas à PM do Norte de SC – Foto: PMSC/Reprodução/ND
Comandante atuou pela região Norte catarinense
O comandante ficou à frente do 5º CRPM, baseado em Joinville, por dois anos e sete meses. No entanto, já atuou como subcomandante e chefe do Centro Técnico de Manutenção da 2ª Ciade Aviação da PM entre 2012 e 2018. Ainda em 2018, passou a atuar como chefe do Estado Maior da 12ª RPM em Jaraguá do Sul.
No mesmo ano, foi promovido a coronel, o maior cargo entre as patentes da Polícia Militar. Já em 2021, conquistou o comando regional da 12ª Região de PM, também em Jaraguá do Sul. Em 2022, porém, foi convidado a assumir o 5º CRPM e voltou a Joinville.
“O soldado não tem geografia. Fiz outras missões em outras partes do Estado. Mas foi muito especial o período que fiquei em Joinville no 8º Batalhão de Polícia Militar, de 1997 a 2008, depois 10 anos do Águia e agora na 5ª Região de Polícia Militar. Eu me sinto joinvilense”, afirmou o coronel em homenagem realizada na cidade.
Reserva remunerada
Antecedendo a aposentadoria do coronel, diversas instituições do Norte catarinense prestaram homenagens a Reisdorfer, incluindo a Prefeitura de Joinville. A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública da cidade realizou uma cerimônia, na manhã da última quarta-feira (30), com autoridades da região.
“Reisdorfer, quando você decidiu morar em Joinville, virou joinvilense porque coloca a sua própria vida em risco pela nossa cidade. Não teve um dia sequer que te vi sem o colete ou sem o fardamento. Não teve um dia sequer que quando te procurei você não estava pronto para a operação, em nome da segurança de Joinville. Nossa cidade ficou mais segura sob o teu comando”, elogiou o prefeito Adriano Silva.
O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, também destacou o comprometimento do coronel Reisdorfer e sua capacidade de operar em conjunto com as demais forças de segurança do município.
“Durante os dois anos e meio que trabalhamos juntos, foi um prazer marchar ao seu lado. Você é um exemplo não só para sua tropa, mas para todos nós. Muitas vezes precisei de seu apoio em emergências envolvendo segurança e sempre contei com ele. Sempre dialogamos e resolvemos os problemas comuns da cidade”, destacou Rigo.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/11/homenagem-prefeitura-de-joinville-800x480.jpeg)
Homenagem foi entregue pelo prefeito, Adriano Silva, e a vice Rejane Gambin – Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND
Representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança de Joinville, também homenagearam o comandante. Um grupo esteve na sede do 5º CRPM para entregar um certificado a Reisdorfer.
Já os policiais militares dos paramédicos do 1º BPR também estiveram no 5º CRPM para homenagear o comandante. Reisdorfer recebeu a equipe para um café na sede do batalhão.
No início da sua carreira, o coronel comandou a equipe do paramédicos em Joinville, fortalecendo o trabalho que resultou na solidificação do pelotão.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/11/paramedicos-bpr-800x330.jpg)
Policiais militares dos paramédicos do 1º BPR com o comandante Reisdorfer – Foto: PMSC/Reprodução/ND
Passagem de comando
Neste segunda-feira (04), o coronel Reisdorfer passará o comando do 5º CRPM para o coronel Iagã Indalêncio Cota. O atual comandante entrará em reserva remunerada após décadas de serviço prestado à comunidade catarinense.
Após entrar para a reserva da Polícia Militar, o coronel Reisdorfer continuará residindo em Joinville, cidade onde nasceu suas filhas e onde sua esposa trabalha.