A partir desta sexta-feira (1º), as pessoas que possuem dívidas com bancos e financeiras podem negociar as pendências no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que ocorre em todo o Brasil. A última edição, em março, negociou mais de 1,6 milhão de contratos.
Negociação de dívidas com bancos inicia nesta sexta-feira (1º)
A iniciativa é uma ação conjunta entre Febraban (Federação Brasileira de Bancos), BC (Banco Central), Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons de todo o país.
As pessoas com interesse na negociação de dívidas com bancos podem consultar a lista das instituições participantes no site do mutirão e tentar um acordo até o dia 30 de novembro.
O que pode ser negociado:
- Dívidas de cartão de crédito;
- Cheque especial;
- Crédito consignado;
- Outras modalidades de crédito com bancos e/ou instituições financeiras;
Entre as condições para fazer a negociação de dívidas com bancos é necessário que os contratos estejam em atraso, não envolvam bens entregues como garantia ou que tenham prescrito.
Como pagar
Os clientes que participarem da ação podem escolher diferentes formas de pagamento oferecidas pelos bancos e instituições financeiras, como o parcelamento, redução na taxa de juros no refinanciamento e até obter descontos no total da dívida.
Como consultar dívidas
As dívidas podem ser consultadas diretamente no sistema do Banco Central, o Registrato. Além disso, o consumidor também pode verificar o SCR (Relatório de Empréstimos e Financiamentos) com a conta registrada no Gov.br.
*Com informações da Agência Brasil.