Exibida originalmente em 2002, obra abordou temas como defesa do meio ambiente, reforma agrária, e gravidez na juventude. Fábio Assunção e Adriana Esteves na novela ‘Coração de Estudante’
Renato Rocha Miranda/Globo
“Coração de Estudante” estreia no catálogo do Globoplay, nesta segunda-feira (3). Escrita por Emanuel Jacobina e com direção de Ricardo Waddington e Rogério Gomes, a novela foi exibida originalmente em 2002, no horário das 18h.
A seguir, o g1 traz curiosidades dos bastidores e as principais informações da obra, a partir de dados do Memória Globo.
A novela aborda a preservação do meio ambiente e o exercício da cidadania ao contar a história de companheirismo entre pai e filho.
Idealista, o professor de biologia Edu (Fábio Assunção) se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a fictícia cidade mineira Nova Aliança, em busca de melhor qualidade de vida.
Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha de um ganancioso fazendeiro, mas se vê desolado ao se apaixonar pela advogada Clara (Helena Ranaldi).
Fábio Assunção e Helena Ranaldi em cena da novela ‘Coração de Estudante’
Joel Miguel Junior/Globo
“O início da história de amor deles era muito boa, porque ela o salvava de um acidente, mas ele não via o rosto dela. E, dias depois, ele está numa fazenda, e ele ouve a voz dela. Então, ele lembra dela pela voz, que eu acho especial isso, uma forma de você se apaixonar diferente”, afirmou Assunção, em 2006.
“Ele ficou com aquela voz que ficava falando para ele: ‘Não morre, reage’. Então, eu achava especial também esse outro sentido, usar outro sentido para começar uma história de amor. E achava legal ter essa coisa de pai solteiro com filho, essa relação de dois homens.”
Paralelo à trama central, há as histórias dos jovens universitários que vivem em repúblicas divididas por sexo. A Três Corações é liderada por Rosana (Alinne Moraes), e a República das Bananeiras, comandada por Baú (Cláudio Heinrich).
Coração de Estudante: Trote
Curiosidades
Apontada pelo diretor Ricardo Waddington como uma declaração de amor aos mineiros, a novela foi a estreia de Emanuel Jacobina como autor de novelas.
A obra teve cenas gravadas em Tiradentes, em Minas Gerais, e na fazenda São Fernando, em Vassouras, no Rio de Janeiro, locação da fazenda Vitória.
Uma viagem de dois meses às cidades de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes ajudou as equipes de cenografia e produção de arte na reprodução dos estilos barroco e colonial mineiro nos cenários.
Amelinha, que, na sinopse, sofreria um aborto espontâneo após saber que estava grávida de um bebê com síndrome de Down, deu à luz Joãozinho e aprendeu a lidar com as circunstâncias. A novela desencadeou uma campanha para que os empresários investissem na contratação de portadores da síndrome de Down.
“Coração de Estudante” abordou temas como a importância da defesa do meio ambiente, reforma agrária, incentivo aos estudos, gravidez na juventude, estímulo ao uso de preservativo, alcoolismo, trabalho voluntário comunitário, saneamento básico e higienização de alimentos.
Coração de Estudante: Edu e Lipe
‘Coração de Estudante’ estreia no Globoplay; relembre novela com Adriana Esteves e Fábio Assunção
Adicionar aos favoritos o Link permanente.