Hermínio Bello de Carvalho reúne Fernanda Montenegro, Maria Bethânia e Paulinho da Viola no álbum ‘Cataventos’


Disco do compositor e poeta carioca sai em 12 de julho com elenco que inclui Alaíde Costa, Áurea Martins, Ayrton Montarroyos, Joyce Moreno, Pedro Miranda e Zé Renato. Hermínio Bello de Carvalho lança pelo Selo Sesc ‘Cataventos’, álbum gravado com produção musical do violonista Lucas Porto
Divulgação / Selo Sesc
♪ Do alto dos 88 anos, o compositor, poeta, escritor e produtor musical carioca Hermínio Bello de Carvalho reitera o poder agregador na MPB ao reunir Alaide Costa, Áurea Martins, Ayrton Montarroyos, Fernanda Montenegro, Gabi Buarque, Giulia Drummond, Joyce Moreno, Marcos Sacramento, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Pedro Miranda, Pedro Paula Malta, Vidal Assis e Zé Renato no álbum Cataventos.
Gravado com produção musical de Lucas Porto e programado para ser lançado pelo Selo Sesc em 12 de julho, com capa assinada pelo ilustrador Mello Menezes, o álbum Cataventos apresenta 12 músicas inéditas ao longo de 15 faixas e é homenagem de Hermínio a Cartola (1908 – 1980), Clementina de Jesus (1901 – 1987), Mario de Andrade (1893 – 1945) e Pixinguinha (1897 – 1973).
“Sim, cultivo cataventos. E estou permanentemente cataventando, exposto aos raios e às ventanias, abençoado por meus anjos da guarda desde menino:  Pixinguinha e Cartola, parceiros fúlgidos, luzentes; e Clementina de Jesus, baobá iluminado pelo olhar incandescente de Mário de Andrade, meu farol.  Sigo meu destino pisando um chão coruscado de esmeraldas e estrelas – sina dos poetas”, se situa Hermínio ao conceituar poeticamente o álbum Cataventos.
Paulinho da Viola em estúdio na gravação de ‘Valsa da solidão’ para o álbum ‘Cataventos’, de Hermínio Bello de Carvalho
Philippe Leon / Divulgação Selo Sesc
O repertório do disco inclui dois poemas recitados pela atriz Fernanda Montenegro entre músicas como Valsa da solidão (1985), cantada por Paulinho da Viola, parceiro de Hermínio na composição apresentada na voz de Elizeth Cardoso (1920 – 1990) – cantora indissociável da trajetória artística do produtor – no álbum Lira do povo (1985) e até então inédita na voz de Paulinho.
Feita com o piano de Cristovão Bastos e com as sete cordas do violão de Lucas Porto, a faixa com Paulinho da Viola chega cinco dias antes do álbum em single programado para a próxima sexta-feira, 7 de julho. Três dias antes, em 4 de julho, o Selo Sesc lança o primeiro single do álbum Cataventos, Só se for agora, parceria de Hermínio com Lucas Porto cantada por Alaíde Costa.
Em atividade como compositor desde 1951, Hermínio Bello de Carvalho já é uma entidade da MPB, como comprova o elenco estelar do álbum que amplia a discografia do artista.
Hermínio Bello de Carvalho em estúdio na gravação do álbum ‘Cataventos’
Philippe Leon / Divulgação Selo Sesc

Adicionar aos favoritos o Link permanente.