
Mudança da bandeira foi rejeitada por 84,32% dos votos válidos, mas design continua sendo utilizado e comercializado por uma parcela da população. Mesmo após derrota, bandeira proposta para BH segue utilizada como ‘símbolo extraoficial’
Apesar de uma derrota homérica nas urnas, o design proposto para se tornar a bandeira de Belo Horizonte segue “resistindo” como uma espécie de símbolo extraoficial em alguns pontos da cidade. Os comerciantes veem uma oportunidade de lucro, mesmo com o resultado negativo.
Na mesma votação do primeiro turno das eleições municipais, os eleitores manifestaram se aprovavam ou não a mudança. Ela acabou rejeitada por 84,32% dos votos válidos.
A despeito do resultado negativo, a bandeira continua presente em lojas, bares e outros espaços da cidade — tanto exposta quanto para comercialização.
“Os turistas vêm buscando símbolos de BH para levar de recordação e levam o Xeque Mate e a bandeira”, contou Cookie, vendedora de uma loja especializada da bebida no Mercado Novo, onde os adesivos e os bonés de aba reta que levam a bandeira são campeões de vendas.
Bandeira exposta em bar do Mercado Novo, em Belo Horizonte
Rodrigo Salgado/g1
Usos e comercialização
A bandeira está presente em pins, adesivos, cangas, bonés e outros adereços dos mais diferentes. Há, ainda, algumas variações, como frases tipicamente belo-horizontinas ou com detalhes “diferentões” substituindo o sol estampado no centro do design — como o rosto do cantor Belo, por exemplo.
“Antes da eleição já saía muito, o pessoal estava na expectativa se seria aprovado ou não. E mesmo depois da derrota, quem foi a favor da bandeira procura, encomenda, pergunta se vão continuar fazendo”, revelou Wallace Maciel, vendedor de uma loja de souvenir no Mercado Novo, onde o boné com a bandeira também é o recordista de vendas.
Apesar da aceitação mesmo após a derrota nas urnas, os vendedores dizem que o futuro dos itens com a bandeira ainda é incerto.
“A gente fica nessa incerteza, se continua fazendo, porque não sabemos até quando vai ser essa aceitação”, completou Maciel.
Bandeira proposta para BH resiste como ‘símbolo extraoficial’ em alguns cantos da cidade
Adesão
Além da presença em alguns pontos da cidade, artistas e influenciadores também aderiram à bandeira de forma extraoficial. É o caso do rapper FBC e do comunicador Kdu dos Anjos, que fizeram campanha favorável para o referendo e continuam utilizando os itens mesmo após a derrota.
“Quem oficializa esses símbolos são as pessoas que os usam, né? […] A bandeira é um símbolo de identificação, como acontece nos esportes mundo afora. […] E como agora o Belo Horizonte está tendo um carnaval que é referência mundial, tendo uma bebida própria, é destaque em vários esportes, por quê não ter essa identificação? Uma bandeira que a gente possa carregar, possa desenhar, possa tatuar, possa levar para outros estados e ter essa identificação?”, questiona o comunicador Kdu dos Anjos.
Kdu dos Anjos foi um dos defensores da bandeira extraoficial.
Acervo pessoal
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