O verão em Santa Catarina será mais quente este ano. A previsão da Epagri/Ciram é que os meses de novembro, dezembro e janeiro registrem temperaturas acima da média e eventos de chuva forte no estado.
Os dias mais quentes são esperados para as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. O calor aumenta em dezembro e janeiro, com dias consecutivos de temperatura máxima acima dos 30°C.
Ainda assim, a Epagri alerta para episódios isolados de frio durante o verão em Santa Catarina. A temperatura pode chegar abaixo de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, onde há possibilidade de geada.
A previsão é de precipitação próxima da média, além das típicas tempestades de verão. A convecção associada ao calor forma chuvas irregulares, que podem superar a média em algumas regiões.
A chuva se concentra no período da tarde e da noite em dezembro, com acumulados de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Extremo Oeste ao Litoral Norte, e entre 130 a 150 mm nas demais regiões.
A média mensal deve variar de 140 a 200 mm em janeiro. As chuvas intensas ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral, por influência de sistemas de baixa pressão e os chamados sistemas convectivos de mesoescala.
Entre novembro e janeiro, também são esperados temporais com raios, chuva forte, granizo e ventania. Os nevoeiros devem aparecer durante as noites, madrugadas e amanheceres.
Ciclones extratropicais devem dar ‘trégua’ no verão em Santa Catarina
A Epagri/Ciram ressalta que a atuação dos ciclones extratropicais diminui na região Sul durante o verão. O fenômeno atingiu Santa Catarina na quarta-feira (23).
O ciclone extratropical provocou tempestades e rajadas de vento acima de 100 km/h, surpreendendo o estado com um temporal em meio ao dia ensolarado de quinta-feira (24).
Em Ponte Alta, na região da Serra catarinense, ao menos 200 casas foram destelhadas pelo vendaval. Outros 48 municípios do Rio Grande do Sul sofreram danos.