♪ OBITUÁRIO – Ocorrida na noite de ontem e comunicada pela família em rede social já na madrugada de hoje, a morte de Zeca do Trombone, aos 78 anos, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), entristece a cena musical brasileira, em especial a carioca.
José da Silva (7 de agosto de 1944 – 20 de junho de 2023) era reconhecido como um dos instrumentistas mais hábeis no toque do trombone de pistão. Um gênio do trombone.
O sopro do trombone do músico está eternizado na discografia de alguns dos maiores nomes da música brasileira em relação que inclui Alcione, Carlos Dafé, Martinho da Vila, Milton Nascimento e Tim Maia (1942 – 1998), entre muitos outros cantores.
Artista ligado ao soul, ao samba e ao samba-rock, entre outros gêneros musicais de origem negra, Zeca deixa também a própria discografia, sendo que o título mais cultuado da obra do artista é o álbum Zeca do Trombone & Roberto Sax, gravado e editado pelo selo Pirata em 1976.
Rota-mar (1983), Gafieira (2001) e Um trombone em Si… monal (2012) são outros álbuns da discografia do trombonista carioca.
Aliás, Zeca do Trombone iria tocar o repertório desse último disco em homenagem ao cantor Wilson Simonal (1938 – 2000) em show marcado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ), para 15 de julho.
Zeca do Trombone, virtuose do instrumento, morre no Rio de Janeiro aos 78 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.