Zeca do Trombone, virtuose do instrumento, morre no Rio de Janeiro aos 78 anos


♪ OBITUÁRIO – Ocorrida na noite de ontem e comunicada pela família em rede social já na madrugada de hoje, a morte de Zeca do Trombone, aos 78 anos, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), entristece a cena musical brasileira, em especial a carioca.
José da Silva (7 de agosto de 1944 – 20 de junho de 2023) era reconhecido como um dos instrumentistas mais hábeis no toque do trombone de pistão. Um gênio do trombone.
O sopro do trombone do músico está eternizado na discografia de alguns dos maiores nomes da música brasileira em relação que inclui Alcione, Carlos Dafé, Martinho da Vila, Milton Nascimento e Tim Maia (1942 – 1998), entre muitos outros cantores.
Artista ligado ao soul, ao samba e ao samba-rock, entre outros gêneros musicais de origem negra, Zeca deixa também a própria discografia, sendo que o título mais cultuado da obra do artista é o álbum Zeca do Trombone & Roberto Sax, gravado e editado pelo selo Pirata em 1976.
Rota-mar (1983), Gafieira (2001) e Um trombone em Si… monal (2012) são outros álbuns da discografia do trombonista carioca.
Aliás, Zeca do Trombone iria tocar o repertório desse último disco em homenagem ao cantor Wilson Simonal (1938 – 2000) em show marcado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ), para 15 de julho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.