![](https://s2-g1.glbimg.com/bjyi23NVmgsOoG8HoTn6OiVqkWY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/X/B/EZ7HYDS6Knjf0AUijk8w/img-7414.jpg)
Comandado pelo pelo apresentador do Tem Notícias 1ª edição, Thiago Ariosi, o debate começou às 22h e durou aproximadamente 1h40m. Martinelli (UNIÃO) e Parimoschi (PL), candidatos a prefeito de Jundiaí (SP), participam de debate da TV TEM
Marcel Scinocca/g1
Os candidatos a prefeito de Jundiaí (SP) participaram, na noite desta sexta-feira (25), do debate promovido pela TV TEM. Gustavo Martinelli (UNIÃO BRASIL) e José Antônio Parimoschi (PL) se enfrentam no segundo turno das Eleições Municipais neste domingo (27).
Acompanhe a cobertura completa das eleições em Jundiaí.
Receba no WhatsApp as notícias do g1 Sorocaba e Jundiaí.
Comandado pelo pelo apresentador do Tem Notícias 1ª edição, Thiago Ariosi, o debate começou às 22h e durou aproximadamente 1h40m.
Com críticas às gestões atual e anterior, ataques e acusações de corrupção, os candidatos debateram sobre saúde pública – principalmente em relação à administração do Hospital São Vicente e saúde dos animais -, meio ambiente, com discussões sobre a Serra do Japi e Morro da Baleia, áreas ambientais intensamente afetadas pelas queimadas em setembro e outubro.
Veja como foi o debate:
TV TEM realiza debate do 2º turno de Jundiaí
Marcel Scinocca/g1
1º bloco
No primeiro bloco, os candidatos puderam discursar, por dez minutos, com temas livres. Conforme sorteado anteriormente entre a TV TEM e os candidatos, Parimoschi iniciou o debate.
O candidato do PL iniciou sua fala agradecendo os eleitores que o levaram ao segundo turno das Eleições Municipais. Em seguida, destacou a importância do Hospital São Vicente e criticou a má gestão na área da saúde em governos anteriores.
Martinelli destacou que o corte de gastos excessivos auxiliou a unidade hospitalar a pagar salários dos funcionários. Ele também destacou o compromisso com os servidores do Hospital São Vicente e outros funcionários públicos.
Os candidatos discutiram sobre a devolução de dinheiro da Câmara ao Hospital São Vicente em anos anteriores. O debate foi marcado por críticas, “troca de farpas” e acusações de corrupção.
2º bloco
Martinelli e Parimoschi, no segundo bloco, tiveram cinco minutos para debaterem conforme temas escolhidos pelos mesmos.
Apesar de escolher o tema educação, Parimoschi, que iniciou o debate, usou parte de seu tempo para discutir rixas políticas e, antes de concluir, falou sobre propostas para a saúde. Da mesma forma, Martinelli rebateu as críticas e atacou o rival. Por fim, destacou propostas para valorizar os professores.
Durante o bloco, os candidatos falaram sobre propostas de aumento no salário dos professores, resultados educacionais de Jundiaí, condições de trabalho para merendeiras e melhorias nas unidades escolares da cidade.
O segundo tema, escolhido por Martinelli, foi saúde. O candidato do UNIÃO BRASIL falou sobre a necessidade de criar novos leitos no Hospital São Vicente e diminuir a fila de atendimentos especializados. Parimoschi, do PL, destacou seus investimentos para melhorar a saúde pública de Jundiaí.
Ainda no segundo bloco, os candidatos discutiram sobre plágio no plano de governo.
3º bloco
No terceiro bloco, os candidatos à Prefeitura de Jundiaí discutiram novamente com temas livres.
O primeiro assunto, iniciado por Martinelli, foi saúde dos animais domésticos. Em seguida, ele retomou a discussão sobre corrupção. O rival, José Antonio Parimoschi, rebateu as acusações e ressaltou ser “ficha limpa”.
Em seguida, o candidato do PL aproveitou para destacar as propostas para educação pública. O debate, no entanto, encaminhou para discussões de alianças e rachas políticos e ataques familiares.
Problemas e propostas para o transporte público também foram discutidos ao fim do bloco
4º bloco
No quarto e último bloco, os candidatos escolheram temas para debaterem. O primeiro assunto foi meio ambiente.
Martinelli destacou suas propostas para revitalizar e evitar a destruição da Serra do Japi e Morro da Baleia. Parimoschi aproveitou seu tempo para destacar investimentos com a iniciativa privada para o tratamento de água.
O segundo tema, escolhido por Parimoschi, foi emprego.
O candidato destacou trabalhos para incentivar micro e pequenas empresas, cursos para a área de aviação e a rota turística de Jundiaí. Martinelli destacou a necessidade de cuidar das águas para atrair empresas do ramo de bebidas, capacitação dos trabalhadores e parcerias com instituições educacionais.
O debate também teve críticas e deboches entre os candidatos.
Candidatos à Prefeitura de Jundiaí (SP) discutiram sobre ataques familiares e corrupção
Marcel Scinocca/g1
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM