A lista de desejos para um lar perfeito muda de acordo com uma série de fatores, mas, principalmente, os gostos de cada um. Para moradores de Florianópolis, alguns itens são comuns e figuram a lista de mais desejados para se ter em casa. Nem todos, contudo, conseguem fazer do desejo uma realidade.
Por isso, a Loft, startup que atua no mercado imobiliário, em parceria com a empresa de pesquisas, Offerwise, realizou um estudo com moradores da cidade para entender quais são os itens que todos querem, já possuem ou ainda não conseguiram ter em casa.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de setembro e 11 de outubro, e ouviu 300 moradores da Capital catarinense, de todas as classes sociais e faixar etárias, acima dos 18 anos. A amostra é representativa para a cidade como um todo e não considera região. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, com intervalo de confiança em 90%.
Closet e energia solar lideram lista de “itens dos sonhos”
Segundo o levantamento da Loft, o item mais desejado pelos habitantes da Capital catarinense, para se ter em casa, é um closet — 80,2% dos participantes desejam, mas ainda não possuem esse tipo espaço para organização de roupas, calçados e outros objetos pessoais.
Um sistema de energia solar é o item que aparece em segundo lugar na lista. Conforme a pesquisa, 75,7% das pessoas ouvidas pelo estudo têm interesse no equipamento. “Energia solar chama a atenção por ser algo que pode impactar tanto em despesas com a conta de luz, quanto a preocupação ambiental”, afirma o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi.
Ar-condicionado em todos os cômodos (76,1%), aquecimento solar ou a gás (75,7%), e portas, ou janelas, com isolamento acústico (72,5%) também são itens que aparecem bem posicionados na lista de desejos dos moradores de Florianópolis.
Itens desejados que mais aparecem nos lares da Capital
A pesquisa também considerou aqueles itens que são desejados e que os habitantes da capital catarinense já possuem em casa. Nesta lógica, estão lavanderia (77,9%), rede de fibra óptica (73,9%), vaga de garagem privativa (73,4%), banheiro social (72,1%) e sala de estar (69,4%).
Armários embutidos (50%), cozinha planejada (46,4%), suíte com banheiro privativo (41,4%), varanda com vista (50,0%) e área gourmet com churrasqueira (36,5%) também são itens de desejo que os moradores de Florianópolis já possuem em seus domicílios.
Veja itens mais desejados entre os moradores de Florianópolis
Além de questionar quais eram os “sonhos de consumo” dos entrevistados, a pesquisa também perguntou se os entrevistados já contavam com o produto ou o serviço em casa.
Este cálculo permitiu estabelecer a diferença entre itens desejados e os realmente possuídos. Desta forma, a relação estabelece os itens mais desejados e que menos aparecem nas casas de florianopolitanos. São eles:
- Closet – 61,7%
- Sistema de energia solar – 61,3%
- Portas e janelas de isolamento – 55,4%
- Aquecimento solar ou a gás – 55%
- Ar condicionado em todos os cômodos – 53,1%
- Automação residencial – 51,8%
- Banheira de hidromassagem – 50,9%
- Piso aquecido – 49,1%
- Escritório/home office – 48,7%
- Tomadas USB – 48,6%
- Dispensa ampla – 47,7%
- Suíte com banheiro privativo – 46,4%
- Sistema de purificação de ar – 46%
- Área Gourmet com churrasqueira – 44,1%
- Lareira – 42,3%
- Adega climatizada – 41,9%
- Cozinha planejada – 41,4%
- Iluminação embutida em sancas de gesso – 41,4%
- Varanda com vista – 37,4%
- Lavabo – 36,9%
- Armários embutidos – 35%
- Quarto para hóspedes – 35,6%
- Varanda – 26,1%
- Ar-condicionado em ao menos um cômodo – 25,7%
- Sala de jantar integrada à cozinha – 23,4%
- Rede de fibra óptica – 23,4%
- Sala de estar – 16,6%
- Banheiro social – 13%
- Vaga de garagem privativa – 12,2%
- Lavanderia – 10,8%