
Projeto piloto de está em fase de desenvolvimento e deve ser lançada em agosto. Foco principal são turistas internacionais. Serviços de Noronha vão fazer parte da nova plataforma
Daneil Torres/TV Globo
O projeto piloto de uma plataforma digital para venda de serviços turísticos foi apresentada, na quinta (3), aos empresários de Fernando de Noronha. Ainda em fase de desenvolvimento, trata-se de uma OTA (Online Travel Agency), sigla em inglês que quer dizer agência de viagens online.
O trabalho está sendo realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embatur) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O foco do plataforma são os turistas internacionais.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Segundo os empresários do setor, o retorno dos aviões de grande porte à Fernando de Noronha, que aconteceu no dia 19 de março, deve ajudar a atrair visitantes internacionais.
A expectativa é de que a agência online seja lançada oficialmente até agosto, reunindo em um único lugar todos os serviços da ilha, como hospedagens, locação de veículos, passeios, entre outros.
De acordo com a analista do Sebrae Aline Cavalcanti, a OTA será disponibilizada de forma gratuita pela Embratur e o Sebrae ao empresariado de Noronha por um ano.
“O Sebrae e a Embratur vão implantar esse produto durante um ano, mas essa plataforma será gerida pelo empresariado da ilha. Nossa proposta é que um grupo seja criado, com liderança do Convention Bureau, que se chama Visite Noronha, para tocar o processo”, indicou Aline Cavalcanti.
Fernando de Noronha voltou a receber aviões de grande porte
LEIA TAMBÉM:
Empresários realizam eventos para divulgar Fernando de Noronha como destino turístico
Redução de comissão
A proposta da plataforma é de que as compras possam ser feitas pelos visitantes, de forma segura. As ferramentas que existem atualmente no mercado unem diversos destinos e têm comissões consideradas altas pelos empresários.
O diretor de marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Diogo Beltrão, acompanhou a apresentação da OTA. Ele avaliou que o novo serviço será positivo.
“Com essa plataforma será possível consolidar, de forma prática e objetiva, todos os produtos da ilha, independente de outros sites de venda. Isso vai gerar menos competitividade, consecutivamente deve representar um valor menor de comissionamento”, disse Diogo Beltrão.
O presidente da Associação de Donos de Pousadas, Ailton Flor, está otimista como o novo serviço.
“Acho importante, será mais uma ferramenta para divulgação do nosso destino. Essa plataforma terá como foco o turismo internacional, que é uma área que precisamos porque a procura de visitantes do exterior ainda é pequena em Noronha”, falou Ailton Flor.
A diretora-executiva do Visite Noronha, Débora Linhares, informou que o trabalho para implantação da plataforma já teve início.
“Essa plataforma vai divulgar o destino e nós entendemos que muitas empresas vão querer participar desse trabalho. A proposta inicial é que os associados do Visite Noronha participem, mas o Sebrae e a Embratur querem que a adesão seja ampliada, vamos avaliar como atender essa demanda”, disse Débora Linhares.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
c