
Os eleitores dos municípios de Eldorado e Neves Paulista, ambos no estado de São Paulo; Ruy Barbosa, na Bahia, e Paranhos, em Mato Grosso do Sul, vão às urnas novamente neste domingo (6) para a escolha do prefeito e vice-prefeito.
Nessas quatro cidades brasileiras, a Justiça Eleitoral cassou os registros dos candidatos a prefeito eleitos em 2024 e, por esse motivo, devem ser realizadas as eleições suplementares.
O Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965) prevê casos específicos que levam à realização de novas eleições.
Eldorado (SP)
Em Dourados, Elói Fouquet (PSDB), eleito prefeito em 2024, ficou inelegível por causa de condenação por improbidade administrativa, que envolveu danos aos cofres públicos e enriquecimento ilícito de terceiros.
Disputam a eleição para a prefeitura de Eldorado, Doutor Galindo (PSD), Doutora Débora (PT) e Professor Noel Castelo (Solidariedade). Os vices dos candidatos, pela ordem, são Robson (PSD), Nazil Fouquet (PT) e Professor Joel (Solidariedade).
Neves Paulista (SP)
Em Neves Paulista, o prefeito eleito nas eleições de 2024, Reginaldo Paulino da Silva (PL), estava inelegível por causa de uma condenação por furto qualificado. A sentença foi cumprida em abril de 2020, o que resultou na inelegibilidade por oito anos.
Concorrem na eleição suplementar, Kiko Rossali (PL) e Betinho Milani (PSD). Eles têm como candidatos a vice, respectivamente, Hélio Carvalho (PL) e Sirlei Maria da Costa (PSD).
Ruy Barbosa (BA)
Já no município baiano de Ruy Barbosa, a eleição decorre de decisão unânime do TRE da Bahia que indeferiu a candidatura a prefeito de José Bonifácio Marques Dourado por irregularidades na prestação de contas, em 2016, e determinou a realização de novo pleito no município.
Disputam a eleição de domingo para a prefeitura Doutor George (PSD) e Eridan de Bonifácio (MDB). Os vices nas chapas são, respectivamente, Benilda (PSD) e Nildo (MDB).
Paranhos (MS)
E, em Paranhos, a eleição suplementar ocorre porque Heliomar Klabunde (MDB), o mais votado para o cargo em 2024, foi considerado inelegível por causa de irregularidades identificadas nas contas da gestão anterior.
Dois candidatos concorrem à prefeitura neste domingo: Hélio Acosta (PSDB), e Jorge Ricardo (PT), com seus respectivos candidatos a vice, Alfredo Soares (PSDB) e Doutor Vicente (PT).
Votação
Conforme portaria do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições suplementares deste domingo vão ocorrer das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Pelo DivulgaCand, no site do Tribunal, é possível conferir informações sobre atuais candidatas e candidatos aos cargos de prefeito nos quatro municípios.
No ato da votação, os eleitores poderão se identificar para votar apresentando um documento oficial com foto. Vale inclusive o e-título, se a foto aparecer no aplicativo.
Os eleitores destas quatro cidades que não puderem comparecer à votação deverão apresentar justificativa.