De acordo com o balanço, a quantidade de solicitações passou de 32,2 mil em 2020 para 69,8 mil no ano passado, o que equivale a um aumento de 116%. Veja os detalhes abaixo:
Ainda segundo o INSS, Campinas tem, atualmente, 6,4 mil requerimentos em espera. Os tipos de benefícios que reúnem o maior número de solicitações são: auxílio por incapacidade temporária (pedido após 15 dias de afastamento do trabalho), além de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.
No caso do auxílio por incapacidade temporária, em Campinas, ele corresponde a 55.8% do total de pedidos da metrópole em 2024.
O que diz o INSS
À EPTV, o INSS afirmou, em nota, que o aumento foi registrado em todo o Brasil e é reflexo, segundo eles, da greve dos servidores do ano passado, que durou 114 dias, e também da paralisação dos peritos, que está em vigor há seis meses.
De acordo com o órgão, a alterações da lei que passou a exigir biometria para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) gerou um represamento.
“As atualizações, modernizações e migrações tecnológicas dos sistemas também podem gerar atrasos até que sejam utilizadas com o propósito estabelecido de agilidade. O impacto destes fatores sobrepostos afeta diretamente a agilidade dos atendimentos. Não obstante, cabe ressaltar que o prazo legal para a realização dos atendimentos é de 45 dias. Atualmente os atendimentos são realizados em média de 39 dias”, diz o texto.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas