É #FAKE que vídeo mostre pessoas sendo arrastadas por água após terremoto na Tailândia


Publicação mentirosa viralizou ao citar que pedestres foram atingidos por ‘cachoeira’ depois que piscina transbordou no alto de prédio em Bangkok. Gravação real ocorreu na China e registrou, na verdade, uma nuvem de poeira na rua. Post engana ao dizer que pessoas tinham morrido por conta de colapso de piscina no teto de um arranha-céu, em meio a terremoto
Imagem: g1
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra pedestres sendo atingidos por uma “cachoeira” em uma rua comercial na Tailândia após uma piscina no alto de um prédio transbordar durante um terremoto. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação falsa?
O post – publicado em 28 de março de 2025 no X e com mais 400 mil visualizações – exibe a gravação de uma câmera de segurança que mostra ao menos dez pessoas em uma rua. A legenda diz: “Água da piscina transborda de luxuoso arranha-céu e arrasta (e possivelmente mata) dezenas de pedestres do bairro chinês em Bangkok [capital da Tailândia]”.
O colapso da estrutura teria ocorrido por conta do terremoto de magnitude 7,7 que, naquela mesma data, atingiu o sudeste asiático, com epicentro em Mianmar. O abalo reverberou, com grande intensidade, na Tailândia e na China. Até a última atualização desta reportagem, a tragédia já tinha deixado mais de 2,7 mil mortos.
⚠️ Por que é a publicação é mentirosa?
A legenda da publicação mente ao dizer que o evento ocorreu na capital tailandesa e que o material observado no vídeo seja água vazada de uma piscina.
O vídeo verídico registra, sim, os efeitos do terremoto de 28 de março de 2025 – mas a gravação ocorreu, na verdade, na cidade de Ruili, na China, localizada a 576 km do epicentro do abalo sísmico. E o que cai na via são escombros de um prédio, produzindo uma imensa nuvem de poeira (veja abaixo).
Vídeo mostra pedestres sendo engolfados por nuvem espessa em rua comercial
Imagem: g1
O Fato ou Fake selecionou um frame (imagem estática) do vídeo e fez uma pesquisa reversa no Google Lens, que apontou relatos reais sobre o incidente na China.
Uma reportagem do “China Daily”, um jornal chinês de língua inglesa, informa que os destroços vistos no vídeo se originaram no Fortune Mall — trata-se um prédio comercial, e não de um arranha-céu luxuoso. A publicação diz ainda que duas pessoas ficaram levemente feridas por causa dos tremores na região, mas não houve mortes.
A Reuters divulgou o mesmo vídeo e comprovou que ele foi gravado na China. A legenda informa que a agência de notícias “conseguiu verificar a localização […] por meio do traçado da via, de empresas na área e de estruturas de edifícios que combinavam com as imagens de satélite”.
No X, o post enganoso recebeu uma “nota de comunidade”, que diz: “Leitores adicionaram contexto neste vídeo em outra publicação — Esse vídeo vem da cidade de Ruili, na província de Yunnan, China”.
O Fato ou Fake recorreu à função de tradução do Google Lens parar identificar que o idioma das placas da rua vistas na gravação é mandarim. Uma sinalização em azul e branco, à direita no quatro, diz: “entrada para estacionamento” (veja, abaixo, dois ângulos diferentes).
Imagem mostra rua comercial com placa azul escrita “entrada para estacionamento”
Imagem: X/Reprodução
Imagem mostra a placa azul de referência sob um outro ângulo e a rua interditada após o desabamento parcial de prédio comercial
Imagem: China Daily
Uma reportagem publicada no g1 em 28 de março de março de 2025 relatou que uma outra gravação, feita do alto de um arranha-céu na Tailândia, registrou mesmo uma piscina transbordando durante o terremoto. Ocorre que o edifício Fortune Mall, na China, não tem nenhuma piscina no topo, como mostra a imagem abaixo, divulgada pela Reuters.
Imagem mostra topo de edifício danificado por tremor na China
Imagem: Reprodução/CCTV 13
Post engana ao dizer que pessoas tinham morrido por conta de colapso de piscina no teto de um arranha-céu, em meio a terremoto
Imagem: g1
Veja também
É #FAKE vídeo de Virginia Fonseca ao lado de filha anunciando PIX de R$ 1 mil para seguidores; trata-se de golpe
É #FAKE vídeo de Virginia ao lado de filha anunciando PIX de R$ 1 mil para seguidores
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.