
A forte chuva em São Paulo deixou um rastro de destruição na capital e boa parte da região metropolitana nesta segunda-feira (31). Em Mauá, uma casa desabou no Jardim Zaíra por volta das 14h30 – não havia registros de feridos. Em Santo André, a Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André da CPTM, na Linha 10-Turqueza, alagou, e a circulação dos trens foi interrompida no trecho entre as estações Utinga e Mauá.

Chuva causa destruição emSão Paulo e região metropolitana – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Às 16 horas, a Defesa Civil Estadual emitiu alerta severo de chuva em São Paulo, em especial na zona leste da cidade, para onde o temporal se deslocou. No fim da tarde, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da capital, a chuva em São Paulo perdeu força e o município saiu do estado de alagamentos.
Um imóvel desabou na Rua Benedita dos Santos Silva, em Mauá. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local. A informação preliminar é de que não houve feridos, mas os agentes seguiam trabalhando no local às 17h à procura de vítimas.
Moradores ficam submersos em Santo André, no ABC Paulista
Em Santo André, a chuva que começou por volta das 14h alagou a Avenida dos Estados, mas até as 17h não havia registro de desabamentos nem de pessoas feridas. Em São Bernardo, o temporal causou pontos de alagamento na avenida Kennedy.

Chuvarada causou pontos com água até a cintura e veículos submersos em Santo André, no ABC paulista – Foto: Record/R7
Em Mauá, a quantidade de chuva registrada nas últimas três horas foi de 131 mm. A prefeitura emitiu comunicado orientando a população a redobrar os cuidados, “especialmente em área de encosta”.
Chuva em São Paulo interrompe circulação de trens
A circulação de trens da CPTM foi interrompida na Linha 10-Turqueza às 14h50, entre as estações Utinga e Mauá. Até as 16h46, a situação permanecia inalterada. Trinta ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foram solicitados para transportar os passageiros pelas ruas, no trecho interrompido.
Em Santo André e São Bernardo do Campo, as precipitações registradas até agora foram de 84 mm e 52 mm, respectivamente. Os dados são da Defesa Civil, que emitiu um alerta severo para os três municípios e também para São Caetano no início da tarde.

Vítimas foram resgatadas de dentro do ônibus, arrastado pela força das águas durante chuva em São Paulo – Foto: Record/R7
Previsão para os próximos dias
Segundo o CGE, a “chegada da brisa marítima favorece a ocorrência de novas áreas de chuva sobre a Grande São Paulo”. A primeira semana de abril deve apresentar sol entre nuvens, tempo abafado e chuva em São Paulo na forma de pancadas concentradas no final das tardes.
A terça-feira, 1º, segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 20ºC e máximas que podem superar os 29ºC. As chuvas devem retornar na forma de pancadas entre o meio da tarde e o começo da noite.
Veja reportagem completa:
*Com informações do Estadão Conteúdo e R7.