Igreja Matriz de Seritinga está fechada há 7 anos e missas são realizadas em barracão


Local está em obras desde 2018 e previsão é ainda demore mais quatro anos para construção ser terminada. Moradores de Seritinga estão com a Igreja Matriz fechada desde 2018
Há sete anos, Seritinga, cidade com pouco mais de 1,8 mil habitantes no Sul de Minas, está sem a sua Igreja Matriz. Desde 2018, as missas são realizadas em um barracão.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O fechamento da igreja aconteceu quando o local passou a ser paróquia. Com a distinção também veio a responsabilidade de fazer um templo que fosse de acordo com os padrões do novo patamar religioso.
“O bispo da época deixou uma recomendação com a gente: ‘vocês vão ter que trabalhar para aumentar essa igreja, porque passando para paróquia muda a situação'”, contou o membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Roberto Pinto de Souza.
O local então foi demolido para ser construído uma nova igreja e as obras seguem sendo feitas.
A população ajuda com doações e participação nas festas e movimentos realizados pela Igreja. “Infelizmente, a nossa cidade é uma cidade muito pequena. Apesar da população ser muito, mas muito devota e colaborar demais, os recursos ainda são poucos pelo tamanho da obra”, afirma o funcionário público Robson Bianco de Castro.
Igreja Matriz de Seritinga está sendo construída desde 2018. Missas são realizadas em barracão
Reprodução EPTV
Os fiéis tentam entender a demora. “Eu acho que pelo tamanho da cidade, pela renda que tem a cidade, a população aqui, acho que até está indo depressa”, disse o pedreiro Anésio da Silva.
Aluguel
O galpão onde as missas são realizadas atualmente já foi uma loja de materiais de construção. O local é alugado por R$ 3.795, uma despesa grande para a paróquia, o que atrasa ainda mais a construção da igreja.
“É um aluguel bastante pesado. Mas a generosidade de algumas pessoas minimiza o impacto. Tem alguns doadores que contribuem de forma espontânea para poder pagar esse aluguel. É a melhor opção que tem”, afirmou o padre Edson, que há dois meses assumiu a paróquia de Seritinga.
Local histórico
Igreja Matriz de Seritinga está sendo construída desde 2018. Missas são realizadas em barracão
Reprodução EPTV
A Igreja Matriz de Seritinga faz parte do complexo paisagístico da Praça Sete de Setembro, tombada como Patrimônio Cultural e está em um local onde, originalmente, havia uma capela, levantada em 1840 para atender aos proprietários e funcionários da Fazenda da Seritinga.
Está é a quarta mudança que passa a construção. A capela deu lugar a primeira igreja de São João Batista, em 1911. Na década de 1950, houve a primeira reforma do espaço. Em 1960, foi feita nova construção, que foi demolida em novembro de 2017, para ser substituída por um projeto mais grandioso.
Segundo o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, as obras estão recebendo recursos do Programa ICMS Patrimônio Cultural e do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural.
“Todo repasse está sendo disponibilizando do patrimônio para a igreja. O sonho de todo munícipe seritinguense e até do pessoal de fora, é a nossa igreja pronta. O sonho de todo mundo agora é a nossa igreja”, disse o prefeito Eduardo Arantes Carvalo (PSD).
O Conselho Municipal não sabe precisar o quanto já foi investido nas obras, que contam com recursos de gestões passadas, além do dinheiro da própria igreja e de moradores.
A previsão é que a reforma dure, pelo menos, mais quatro anos, com um custo superior a R$ 2 milhões.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.