
A primeira etapa do Campeonato Catarinense de Remo foi disputada neste domingo em Florianópolis e trouxe consigo muita emoção e disputas acirradas não só para os participantes, como também movimentou todos os presentes na manhã quente e ensolarada de Florianópolis.

Catarinense de Remo movimentou o domingo em Florianópolis – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
As práticas para o esporte estavam ideais no local de disputa. O clima era agradável para os competidores e também para as famílias que acompanhavam o evento. Apesar do forte calor, a presença de público foi grande para prestigiar a primeira etapa que marcou o início do campeonato estadual deste ano.
Para o presidente da Federação Catarinense de Remo, o crescimento do esporte e os sucessos dos eventos realizados demonstram que o remo tem um espaço fundamental na cidade de Florianópolis.
“Quando os clubes crescem, a competitividade cresce junto. Nossos clubes de remo estão crescendo a cada ano que passa e isso me faz ter a certeza de que o campeonato será tão disputado quanto o do ano passado, trazendo cada vez mais paixão e emoção para as equipes e para quem acompanha o esporte”, disse Leonardo.

Leonardo Borchardt, presidente da Federação Catarinense de Remo projeta futuro do esporte no estado – Foto: JP Bianchi/ND
Sobre a tradição do evento, Leonardo também ressaltou que o esporte é cada vez mais abraçado pela comunidade e ocupa um lugar essencial na cidade.
“É a competição desportiva mais antiga em exercício no nosso estado. São mais de cem anos de campeonato. Hoje temos um grande receptivo para receber as famílias nestes eventos, é um dia para quem gosta de esportes ao ar livre e tem sido assim durante as competições”, completa o presidente da Federação Catarinense de Remo.
Personagem especial
Odilon Maia Martins, de 96 anos, é um dos personagens mais especiais da história do remo catarinense, com uma longa trajetória no esporte neste ano Odilon foi homenageado com o troféu transitório do campeonato levando seu nome.

Odilon Maia Martins, 96 anos – Foto: JP BIANCHI/ND
A reportagem do Grupo ND entrevistou Odilon, que se disse honrado de receber tamanha homenagem e ressaltou também a importância do remo no estado.
“Essa homenagem se deve ao meu tempo no remo. Participei de campeonatos estaduais, sul-americanos e mundiais, para se ter uma noção, eu venci 29 vezes o campeonato mundial e isso me deixa muito realizado. Receber uma homenagem como essa, aos meus 96 anos é algo muito gratificante”, disse Odilon.
Sobre a importância do esporte e ainda praticar o remo com seus 96 anos, sendo um exemplo de superação, Odilon destaca que a prática esportiva é algo que tem de estar presente na vida de todo mundo.
“Pratico o remo desde os 18 anos. Recomendo a todo mundo que faça alguma coisa, nem que seja só andar, correr, mas faça alguma coisa para ter uma saúde boa. É fundamental dormir bem, se sentir bem, e o esporte proporciona isso aos seus praticantes. O remo é o esporte mais completo que existe, já que você usa o pé, as pernas, os braços, enfim, utiliza o corpo todo”, completa
Resultados:
1ª PROVA – FOUR SKIFF SÊNIOR FEMININO – 1400M
1° Riachuelo
2° América
2ª PROVA – DOIS SEM SUB 23 MASCULINO – 1400M
1° América A
2° Riachuelo
3° Martinelli
4° América B
5° Aldo Luz A
6° Aldo Luz B
3ª PROVA – SINGLE SKIFF SUB 17 FEMININO – 1400M
1° Riachuelo
2° Aldo Luz
3° América
4ª PROVA – DOUBLE SKIFF MÁSTER “E” MASCULINO – 500M
1° Aldo Luz B
2° América
3° Riachuelo
5ª PROVA – FOUR SKIFF SUB 15 MISTO – 1000
1° Martinelli
2° Aldo Luz
6ª PROVA – DOUBLE SKIFF SUB 23 FEMININO – 1400M
1° Riachuelo
2° Martinelli
3° América
7ª PROVA – DOIS SEM SÊNIOR MASCULINO – 1400M
1° América
2° Riachuelo
8ª PROVA – DOUBLE SKIFF ASPIRANTE – 500M
1° Aldo Luz B
2° Martinelli B
3° Martinelli A
4° Aldo Luz A
5° Aldo Luz C
6° América
7° Riachuelo
9ª PROVA – FOUR SKIFF SUB 19 FEMININO – 1400M
1° Riachuelo
2° Aldo Luz
10ª PROVA – CANOE SUB 14 FEMININO – 250M
1° Martinelli A
2° Aldo Luz
3° Martinelli B
4° América
5° Riachuelo
11ª PROVA – DOIS SEM SUB 19 MASCULINO – 1400M
1° Martinelli
2° Riachuelo
3° Aldo Luz B
4° Aldo Luz A
5° América
12ª PROVA – FOUR SKIFF MÁSTER “D” MISTO – 500M
1° Aldo Luz
2° Riachuelo A
3° Riachuelo B
4° Martinelli
5° América
13ª PROVA – SINGLE SKIFF SUB 15 MASCULINO – 1000M
1° Martinelli A
2° Aldo Luz A
3° Aldo Luz C
4° Martinelli B
5° Aldo Luz B
14ª PROVA – DOUBLE SKIFF SUB 19 FEMININO – 1400M
1° Riachuelo
2° Martinelli
3° Aldo Luz
4° América
15ª PROVA – FOUR SKIFF SÊNIOR MASCULINO – 1400M
1° América
2° Aldo Luz
3° Riachuelo