
Agência sanitária recebeu diversos relatos de reações adversas ao uso da pasta de dente Colgate Total Clean Mint, que incluem inchaço, ardência, irritação e vermelhidão. Anvisa interdita creme dental da Colgate após clientes relatarem reação adversa
Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta sexta-feira (28), a suspensão da interdição que proibia a venda de todos os lotes da pasta de dente Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas com o uso do produto.
A Anvisa, no entanto, emitiu um alerta sanitário sobre o produto — uma manifestação técnica que orienta os consumidores e profissionais da área sobre os riscos do uso da pasta de dente. A agência ainda orienta que os casos de reações devem ser reportados.
A interdição foi determinada na quinta-feira (27), como parte de uma ação de fiscalização que visa reduzir os riscos relacionados ao uso da pasta.
A Colgate, porém, entrou com um recurso para suspender a medida, que foi aceito pela Anvisa. Agora, o processo seguirá os tramites administrativos da agência.
Apesar da suspensão, a Anvisa vai continuar monitorando os casos de reações ao uso do produto e, por isso, emitiu o alerta sanitário.
“A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde”, afirma a Anvisa, em nota.
Segundo a Colgate, a pasta de dente Colgate Total Clean Mint não oferece riscos à saúde, mas alguns consumidores podem ser mais sensíveis a compostos como fluoreto de estanho, corantes ou sabores, presentes no produto e que geram as reações. (leia a nota da empresa na íntegra mais abaixo)
A Anvisa disse que seu alerta sanitário vale, além da pasta da Colgate, para todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação.
“Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas”, diz a nota da agência.
Suspensão da Colgate Clean Mint
A decisão da Anvisa aconteceu após o registro de oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta.
Entre os principais sintomas relatados, estão:
inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
boca seca;
gengiva irritada;
e vermelhidão.
A Clean Mint é uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome.
Um dos casos é o da educadora Denise Correia Santiago, de Miracatu (SP). Ela disse ter sentido o produto mais forte já no primeiro uso, mas só após cinco dias começou a notar os sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras.
VEJA A HISTÓRIA: Educadora fica com a boca gigante após usar creme dental que teve a venda suspensa pela Anvisa
Veja a nota da Colgate na íntegra:
A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.
Veja a nota da Anvisa na íntegra:
“A Anvisa publicou um alerta referente à possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de creme dental e da importância da notificação pelo sistema e-Notivisa.
A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários.
A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde.
Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas
Ação de fiscalização
Nesta quinta-feira (28/3) a Anvisa determinou a interdição de todos os lotes do produto Colgate Total Clean Mint.
A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado a exposição ao produto.
Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.
Já o alerta sanitário é uma manifestação técnica que aborda sinais de riscos associados a algum produto sujeito à vigilância sanitária e servem como orientação aos consumidores e profissionais de saúde.
Este alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação
Acesse o alerta neste link.
Notifique no sistema Notivisa (link aqui).”
Vídeos de Saúde
Abaixo, veja um vídeo sobre a interdição de seis clínicas estéticas no Brasil, após fiscalização da Anvisa:
Fiscalização da Anvisa interditou seis clínicas estéticas em quatro estados e no DF