Ex-marido de Gwen Stefani, Gavin Rossdale parece que vive para tentar conquistar todos em volta dele. Banda britânica de pós-grunge toca neste domingo no Lollapalooza, em SP. Gavin Rossdale, em primeiro plano, em imagem do disco ‘The Science of Things’, lançado pelo Bush em 1999
Divulgação/Atlantic Records
1) Origem do Bush
Gavin Rossdale é da segunda leva do grunge, um estilo que mistura rock alternativo, punk e metal com letras angustiadas. Embora o grunge seja mais associado a Seattle, Gavin nasceu em Londres, onde o Bush foi formado. Agora, a banda é atração deste domingo do Lollapalooza, festival que acontece no Autódromo de Interlagos em São Paulo.
2) Frontman charmoso
O cantor e guitarrista é conhecido por seu charme e humor. Durante uma entrevista, ele agradeceu por estar falando com o “maior site do mundo” e expressou seu desejo de vir ao Brasil para comer feijoada e jogar futebol na praia.
3) Paixão pelo futebol
No auge do Bush, Gavin costumava jogar futebol em quadras improvisadas nos estacionamentos dos ginásios onde a banda tocava. Ele comentou que seu filho queria ser goleiro. Ele já disse brincando que essa escolha seria “coisa de perdedor”.
REVIEW: Veja como foi show do Bush em SP
LINE-UP: Horários dos shows do Lollapalooza
Gavin Rossdale, do Bush
Josh Telles/Site oficial da banda
4) Retorno do Bush
Após uma pausa de oito anos, o Bush voltou em 2010 com apenas um outro membro original, o baterista Robin Goodridge. Gavin afirmou que se importa mais com a qualidade dos fãs do que com a quantidade.
5) Os hits da banda
“Machinehead” e “Everything Zen” são dois dos maiores hits da primeira fase do Bush, de 1992 a 2002. As letras angustiadas da banda eram frequentemente criticadas pela imprensa britânica.
6) O auge do pós-grunge
Quando viveu o auge da carreira, nos anos 90, não passou pela cabeça do cantor que aquele seria o último momento em que o rock seria realmente relevante. “Eu apenas pensava que eu era só mais um perdedor… Mas acabei descobrindo que não era tão perdedor assim.”
Gavin Rossdale, do Bush, com seus filhos
Divulgação/Instagram do cantor
7) Fã de rock e rap
Para Gavin, uma das melhores bandas do rock ainda é o System of a Down. “Sempre serei fã. Tudo o que o Jack White faz é incrível. Existem boas bandas de rock, mas gosto daquele velho ditado: ‘Existe música boa e música ruim’. Kendrick Lamar é bem melhor do que quase todas as bandas de rock hoje.”
8) Casamento com Gwen
Gavin tem três filhos com Gwen Stefani, com quem foi casado até 2016. Ele conheceu Gwen durante uma turnê do Bush com o No Doubt em 1995, e seu primeiro encontro foi no French Quarter em Nova Orleans.
7) Divórcio rendeu música
Gavin e Gwen se separaram em 2015. Segundo tabloides, Gavin teria traído Gwen com a babá dos filhos. Gwen lançou a música “Used to Love You” após o divórcio, expressando sua dor. Ele ouviu a música tocando em um aeroporto. “Eu fiquei parado lá ouvindo tudo e no final pensei ‘Okaaaay’. O que dizer? É uma música sobre como ela costumava me amar”, ele respondeu, ao ser perguntado por um jornalista na época.
Gavin Rossdale e Gwen Stefani em foto de 17 de outubro de 2013
Chris Pizzello/Invision/AP
8)’The Voice’
Um ano após o divórcio, Gavin foi jurado no “The Voice” britânico em 2017. Suas performances tímidas fizeram com que ele participasse apenas daquela temporada.
9) Turnê com David Bowie
Em 1997, o Bush fez uma curta turnê pela América do Sul com David Bowie. Gavin lembra com carinho da relação com Bowie, destacando sua diversidade cultural e humor. “Nunca pensei quando era mais novo que um dia pudesse ser amigo de alguém como ele”, comentou Gavin.
Gavin Rossdale, do Bush, e David Bowie
Reprodução/Instagram/gavinrossdale
10) Tênis com Federer
Gavin mora em Los Angeles, onde divide seu tempo entre os filhos e o estúdio. Ele também gosta de fazer ioga e jogar tênis, tendo Roger Federer como parceiro de quadra em algumas ocasiões.
11) Filhos e shows
Gavin tem três filhos com Gwen: Kingston, Zuma e Apollo. Ele mencionou que seus filhos gostam do Bush e vão a muitos shows, exceto o mais velho, que “está sempre ocupado”, segundo ele.
12) Pintor de parede
No começo dos anos 90, Gavin trabalhava pintando imóveis comerciais. Ele descreveu a rotina como “totalmente kafkiana”, pintando 12 consultórios de dentistas idênticos com uma cor de pêssego horrível.
13) Toque antes, aprenda depois
O lado punk do grunge deu a Gavin a chance de aprender guitarra enquanto a banda já estava em atividade. Ele foi se desenvolvendo como músico ao longo do tempo.
A banda britânica Bush
Divulgação/Neil Krug
14) Crítica ao grunge
As letras angustiadas do Bush eram frequentemente criticadas pela imprensa britânica. As bandas de grunge eram conhecidas por transformar tudo em metáforas para o sofrimento.
15) Outra filha
Além dos três filhos com Gwen, Gavin é pai da modelo Daisy Lowe, fruto de um breve affair com a também modelo Pearl Lowe no fim dos anos 80. Ele divide seu tempo entre a família e o estúdio.
16) Menos shows
Atualmente, o Bush faz turnês anuais de cerca de quatro meses. Gavin aprecia o tempo livre que tem para viver sua vida fora dos palcos.
17) Experiências atuando
Gavin teve papéis de coadjuvante em filmes como “Bling Ring” (2013) e “Constantine” (2005), além de participações em séries como “Hawaii Five-0”. Ele considera essas experiências interessantes, mas nada se compara a tocar com David Bowie.
18) Sucesso romântico
Depois do auge em 1995, o Bush nunca mais entrou no top 40 americano. Mesmo assim, o grupo fez algum barulho em paradas mais alternativas com rocks românticos como “The Chemicals Between Us”.
Setlist de show do Bush, banda liderada pelo vocalista Gavin Rossdale
Reprodução/Instagram/gavinrossdale
19) Concorrência no Lolla
No Lollapalooza, o Bush toca na mesma hora de outra banda de rock, o Foster the People. Os dois grupos, que estão entre as principais atrações roqueiras do line-up, tocam 18h50 no domingo.
20) Possível setlist
Everything Zen
Machinehead
Bullet Holes
The Chemicals Between Us
Identity
The Sound of Winter
Swallowed
Heavy Is the Ocean
Flowers on a Grave
Little Things
More Than Machines
Glycerine
Comedown
Bush no Lolla: 20 coisas que você talvez não saiba da banda pós-grunge
Adicionar aos favoritos o Link permanente.