
Quadro do Link Vanguarda resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. Memória Vanguarda: relembre o que estava acontecendo nesta mesma época, em anos anteriores
O Link Vanguarda exibiu no telejornal deste sábado (29) o quadro Memória Vanguarda, que resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste sábado, o quadro resgatou quatro momentos que foram notícia no dia 29 de março, mas em anos diferentes.
Um desses momentos aconteceu há mais de 30 anos.
Confira abaixo:
29 de março de 1989
Há 36 anos, a região recebia uma demonstração de fé. Após percorrer centenas de cidades do mundo, chegava ao Vale do Paraíba a tocha do projeto “Alvo 2000”. Fiéis da Assembleia de Deus correram por várias cidades do país e da região com a missão de evangelizar e promover uma integração entre as pessoas.
Chegada da tocha ao Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
29 de março de 1996
Em 29 de março de 1996, a Embraer e os trabalhadores chegaram a um acordo sobre as demissões na empresa. Fazia pouco mais de um ano que a fabricante de aviões havia sido privatizada. E a crise no setor levou à demissão de 1.150 funcionários.
Memória Vanguarda – Reunião da Embraer com funcionários em 1996
Reprodução/TV Vanguarda
Nas negociações com o sindicato, a empresa concordou em reverter 800 demissões, mas, em contrapartida, reduziria 10% dos salários e a jornada de trabalho seria reduzida de 43 para 38 horas semanais. Os trabalhadores ainda teriam seis meses de estabilidade.
Como a proposta dividiu a opinião dos trabalhadores, foi necessário fazer uma votação em cédulas para decidir se o acordo seria fechado. A maioria votou pelo fechamento do acordo.
15 de março de 1996
Também em 29 de março de 1996, a dança cigana movimentava as academias em São José dos Campos.
Memória Vanguarda – Dança cigana em 1996
Reprodução/TV Vanguarda
Inspirados pelo sucesso da novela Explode Coração, que mostrou um pouco da cultura cigana ao país, vários moradores passaram a praticar a dança.
Com roupas coloridas e saias rodadas, as moradoras de São José dos Campos passaram a usar a dança para conhecer um pouco mais da cultura de um povo e para ter mais saúde.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina