Com 4 mil casos e 13 mortes, Americana decreta emergência para dengue; veja o que muda


Decreto publicado nesta sexta (28) abrange medidas de combate ao mosquito transmissor com contratação de insumos, serviços e mão de obra temporária. Com 4 mil casos confirmados, Americana decreta emergência para dengue
Banco de Imagens
A Prefeitura de Americana (SP) decretou nesta sexta-feira (28) estado de emergência em razão do cenário da dengue no município. Foram registrados, até agora, 4.001 casos e 13 mortes confirmadas pela doença.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A decisão estabelece medidas administrativas para intensificar o controle e o combate ao mosquito transmissor e incluem a contratação emergencial de insumos, serviços e mão de obra temporária.
⬇️ Entre as ações previstas, estão:
Contratação emergencial de serviços e aquisição de insumos;
Admissão temporária de servidores para reforçar o atendimento;
Prorrogação de contratos que favoreçam o combate ao mosquito e a assistência à saúde;
Mobilização de agentes comunitários de saúde e controle de vetores para intensificação das visitas domiciliares;
Campanhas educativas para conscientização da população;
Aplicação de sanções aos moradores que mantiverem focos do Aedes aegypti em suas propriedades;
Reforço na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados, com possibilidade de limpeza compulsória;
Suspensão de férias e folgas de servidores da Saúde e de outros órgãos envolvidos no enfrentamento da epidemia.
O decreto municipal, publicado no Diário Oficial, tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado caso a situação exija novas medidas.
A Secretaria de Saúde, por meio da Sala de Situação Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses, será responsável pela coordenação das ações e pelo monitoramento dos indicadores epidemiológicos, como incidência de casos, taxa de letalidade e índices de infestação.
O mosquito africano Aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito
Freepik
Medidas de controle em andamento
Americana informou que continua desenvolvendo as ações de combate à dengue por meio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que busca mobilizar toda a população para a eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
Dentre as ações estão mutirões de limpeza e remoção de possível criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida.
Segundo a Prefeitura, já foram realizadas 38,3 mil visitas em imóveis de condomínios e bairros diversos, com orientação e vistorias.
Além disso, desde o início de fevereiro, um mutirão com vistoria e retirada de criadouros já percorreu 24,3 mil imóveis nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, Jardim das Flores, Lilases, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jerônimo, Cordenonsi, Cariobinha, Jaguari, Nova Carioba, São Manoel, Antônio Zanaga I e II, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Vila Bela, Vale das Nogueiras e Jardim Brasil e Jardim Alvorada.
Durante a operação, ainda conforma a administração municipal, os agentes recolheram mais de 3 toneladas de materiais considerados potenciais criadouros do mosquito.
A equipe também realizou a inspeção em 248 pontos estratégicos (PE), como borracharias, floriculturas, comércio de sucatas, entre outros estabelecimentos.
Além do trabalho mecânico, o município defende que tem utilizado a nebulização de inseticida em áreas delimitadas, segundo os indicadores epidemiológicos. Até agora, foram 294 imóveis nebulizados diretamente, com equipamento costal e 5,8 mil imóveis que receberam o inseticida por meio de nebulização veicular.
Trabalhadora da saúde manuseando vacina contra a dengue
Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC
Vacinação e testagem
A vacina contra a dengue também segue disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde da rede.
A administração destaca que as unidades contam com testes rápidos para dengue, utilizados segundo os critérios estabelecidos no Plano de Contingência.
Como saber se você está com dengue e se é grave
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.