![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/fotos-nd-2024-10-23t110835921.jpg)
Muitas vezes tutores de cachorro se deparam com um desafio: a perda de apetite do seu pet. Mas, como para todo problema existe uma solução, há algumas boas dicas que podem ajudar abrir a fome do seu cão.
![Cachorro sem apetite A imagem mostra um cachorro branco e marrom com um pote de ração.](https://static.ndmais.com.br/2024/10/fotos-nd-2024-10-23t110835921-800x600.jpg)
Existem algumas dicas que melhoram o apetite do cachorro. – Foto: Shutterstock/Reprodução ND
Cachorro sem apetite
Caso você note que seu cão está sem vontade de se alimentar, antes de seguir qualquer dica é indicado levar o animal ao veterinário.
![Cachorro e ração A imagem mostra um cachorro marrom peludo e um pote de ração.](https://static.ndmais.com.br/2024/10/fotos-nd-2024-10-23t113827521-800x600.jpg)
A perda de apetite pode indicar algum problema de saúde. – Foto: Wallace Chagas/Reprodução ND
Isso porque a perda de apetite pode ser um indício de algum problema de saúde. Há muitas fatores que afetam a vontade de comer de um cachorro, como problemas nos dentes, dores, estresse e ansiedade, parasitas, doenças infecciosas como gripe e etc.
Então, caso o cão não esteja se alimentando, o primeiro passo é consultar um veterinário. Assim que qualquer problema com a saúde for descartado, é possível recorrer à algumas dicas para incentivar a alimentação do pet.
Oferecer frango cozido
Uma forma de ajudar a estimular o apetite é oferecendo algum de seus petiscos prediletos. Um exemplo é preparar um lanche especial, como frango cozido.
![Coxas de frango A imagem mostra várias coxas de frango em uma tábua com tomates.](https://static.ndmais.com.br/2024/10/fotos-nd-2024-10-23t111332334-800x600.jpg)
Uma forma de ajudar a estimular o apetite é oferecendo algum de seus petiscos prediletos. – Foto: Agrimidia/Reprodução ND
Para um pet doente ou idoso, geralmente as exigências são maiores. Por isso, uma das opções mais fáceis e acessíveis de tentar alimentá-los é usando o frango.
Mas tenha cuidado ao oferecer o alimento ao seu animal de estimação. Certifique-se de a carne seja preparada da maneira mais simples (sem temperos ou especiarias), sem pele e ossos.
Aqueça a comida
Muitos cães, por costume, gostam de comer em uma temperatura um pouco mais quente. Isso porque o aroma e o sabor aprimorados podem tornar a refeição uma experiência mais agradável.
Por isso, sempre observe as preferências alimentares do seu cão. Isso vai te ajudar a determinar a temperatura ideal para suas refeições.
Apenas tome cuidado ao dar o alimento aquecido. Evite servir refeições extremamente quentes para prevenir acidentes, como queimar a língua. Então, ofereça a comida morna.
Adicione um pouco de água morna aos alimentos
Rações são alimentos secos. Por serem mamíferos, os cães tendem a obter sua hidratação, pelo menos parcialmente, por meio da alimentação.
![Pote de comida A imagem mostra um pote de comida de cachorro com carne.](https://static.ndmais.com.br/2024/10/fotos-nd-2024-10-23t114507561-800x600.jpg)
Um truque é adicionar um pouco de água ou sachê na comida do animal. – Foto: Shutterstock,/Reprodução ND
Por isso, caso o seu cão esteja se recusando comer a ração, pode ser que esteja difícil de engolir. Então, você pode adicionar um sachê ou a própria água na ração para incentivá-lo a comer.
Alimente seu cão com as mãos
Alimentar seu pet com as próprias mãos é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de incentivá-lo à comer.
![Cão sendo alimentando com as mãos A imagem mostra um beagle sendo alimentado por uma pessoa.](https://static.ndmais.com.br/2024/10/fotos-nd-2024-10-23t114806556-800x600.jpg)
Oferecer o alimento com as próprias mãos pode ajudar com o apetite do canino. – Foto: Freepik/Reprodução ND
Isso porque seu cão, por costume, pode relacionar o momento de comer com as suas mãos, já que é a forma que geralmente ofertamos petiscos para os pets.
Tempere a refeição
Algumas ervas e temperos podem ser uma adição saborosa e saudável na comida do seu cachorro.
![Cão e temperos A imagem mostra um cachorro com temperos.](https://static.ndmais.com.br/2024/09/nd-blumenau-74-800x600.jpg)
Alguns temperos podem realmente ter benefícios à saúde de seus cães. – Foto: Freepik/Reprodução ND
Uma pitada de manjericão ou salsa nos petiscos podem deixar o alimento mais atrativo e saboroso para seu amigo peludo. Mas, tome cuidado, ofereça apenas os temperos que seu animal pode comer, já que alguns podem ser tóxicos para o organismo canino.
Então, antes de temperar a comida do animal, converse com o seu veterinário e saiba quais as ervas e temperos podem ser ingeridos.