Com 34 mil casos, Força Nacional encerra ações de combate à dengue em Rio Preto após queda no número de pacientes


Números da Secretaria Estadual de Saúde evidenciam uma queda de 80% nos casos em uma semana. Apesar da queda nos casos, cidade atingiu o recorde histórico de mortes neste ano. Centro de Hidratação na Swift continua funcionando diariamente. Força Nacional encerra ações contra a dengue em Rio Preto
Com 34 mil casos registrados na cidade, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) encerrou na sexta-feira (21) as ações de combate à dengue em São José do Rio Preto (SP), após a queda no número de pacientes.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, na 11ª semana epidemiológica, entre os dias 9 a 15 de março, foram registrados 409 casos de dengue, sem mortes. Na semana seguinte, entre os dias 16 e 22 de março, foram 64 casos, também sem óbitos.
Centro de Hidratação na Swift continua funcionando diariamente em Rio Preto (SP)
Thiago Vasconcelos/TV TEM
Os números evidenciam uma queda de 80% nos casos em uma semana. Com isso, coordenadores, consultores técnicos e voluntários da Força Nacional deixaram a cidade. Os profissionais ficaram 42 dias auxiliando os atendimentos da dengue na rede municipal.
Apesar da queda nos casos, segundo a Saúde do estado, Rio Preto atingiu o recorde histórico de mortes neste ano, com 26 vítimas da doença e 34,8 mil casos. Em todo o estado, são 296,1 mil casos de dengue e cerca de 12% deles estão em Rio Preto.
Força Nacional auxiliou no atendimento de pacientes com dengue em Rio Preto (SP)
André Modesto/TV TEM
De 8 a 20 de março, a cidade recebeu 156 profissionais de mais de 18 estados brasileiros, que passaram pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré até a criação do Centro de Hidratação na Swift, que começou a funcionar no dia 20 de fevereiro.
Na ocasião, foram ampliados os números de leitos de 30 para 100. O monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que, em março, a queda nos atendimentos de dengue na atenção básica e Telemedicina em relação a fevereiro foi de 77%, enquanto na Urgência foi de 67%.
O Centro de Hidratação na Swift continua funcionando diariamente das 7h às 19h, com 70 leitos abertos. O serviço atende moradores de Rio Preto com sintomas de dengue, sem haver necessidade de passar previamente por atendimento em UBSs ou UPAs.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.