Quedas constantes de sistema no Poupatempo geram reclamações: ‘tive que remarcar três vezes um atendimento’, conta usuária


Munícipes reclamam de problemas principalmente nas unidades de Itaquera, Lapa e Canindé em São Paulo. Prodesp disse que se trata de problemas pontuais que já foram resolvidos pela empresa. Unidade do Poupatempo de Itaquera, na Zona Leste de SP, é alvo de constantes reclamações dos usuários.
Reprodução/Prodesp
Constantes quedas de sistema tem gerado reclamações entre os usuários das unidades do Poupatempo da cidade de São Paulo.
Desde o final de fevereiro, unidades como de Itaquera, na Zona Leste, e da Lapa, na Zona Oeste, têm sofrido com problemas que obrigam os funcionários a cancelarem todos os atendimentos, com os munícipes já dentro da unidade, em atendimento.
A situação mais crítica acontece no Poupatempo de Itaquera, onde semanalmente tem ocorrido esse tipo de situação, que obriga a população a remarcar seus atendimentos.
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A gestora hospitalar Alessandra Salvador é uma dessas prejudicadas. Ela foi até a unidade da Zona Leste na última quarta-feira (12), acompanhar a mãe de 77 anos que precisava tirar a Carteira Nacional de Identificação (CNI).
Depois de uma espera de mais de 50 minutos, a família foi informada de que seria necessário reagendar o atendimento.
“A gente enfrenta um calor absurdo lá dentro, uma fila enorme e, na hora de atendimento, eles informam que não será possível atender e que vão reagendar pra sabe-se lá Deus quando”, contou.
“É uma falta de respeito absurda com a gente. Atrás de mim tinha um senhor que já tinha passado por outras duas remarcações porque aconteceu o mesmo problema. A gente paga uma quantidade infinita de imposto no estado para ter esse tipo de atendimento?”, desabafou.
Na sexta-feira (14), o problema voltou a acontecer na mesma unidade. A comunicadora Isabel Noronha também esteve no local no final da manhã com a mãe, de 82 anos, e enfrentou a mesma situação.
Poupatempo de Itaquera, na Zona Leste de SP, tem queda de sistema e usuário são dispensado
Ela enviou à reportagem imagens da unidade vazia, após os usuários terem sido dispensados por causa dos problemas do software (veja acima).
“O Poupatempo estava sem sistema no Detran desde às 9h30. Nos informaram que era em todas as unidades. Quem veio perdeu a viagem. Como se não bastasse ser altamente burocrático em função das fraudes, está inoperante. Estou acompanhando minha mãe de 82 anos, que está fazendo transferência do veículo e, pela 2ª vez, tivemos problemas”, disse.
No caso de Isabel, depois de uma espera de quase duas horas, ela felizmente conseguiu atendimento com a mãe.
Contudo, a própria reportagem do g1 esteve na unidade de Itaquera no dia 28 de fevereiro e presenciou o problema.
Mesma situação na unidade da Lapa, na Zona Oeste, que em 28 fevereiro e 6 de março também ficou novamente inoperante, remarcando os atendimentos de todos os usuários.
Vânia Rodrigues exibe senha e fila de usuários que não conseguiram atendimento na unidade do Poupatempo do Canindé, no Centro de SP, por falta de sistema.
Montagem/g1/Acervo pessoal
No Canindé, na Região Central, a assistente comercial Vânia Rodrigues disse que teve que remarcar três vezes o atendimento para a emissão de um atestado de antecedentes por chegar no local e encontrar a unidade parada.
“Estive lá no dia 6 e não consegui atendimento. Remarquei para o dia 7 e novamente não consegui. Só fui atendida ao voltar em um sábado. Era um documento simples que eu precisava emitir e me deu uma enorme dor de cabeça. Me parece que esses problemas têm acontecido principalmente no período da tarde”, contou.
“O Poupatempo era um serviço de excelência e a gente não sabe o que está ocorrendo. No final das contas, um serviço que deveria desburocratizar a vida do cidadão agora está burocratizando ainda mais. Se você fica lá esperando e o sistema volta só perto das 16h, eles também não te atendem”, relatou Rodrigues.
O que diz o governo de SP
O g1 procurou a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para entender o problema e, por meio de nota, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP) negou que os Poupatempos estejam passando por problemas generalizados de sistema.
Segundo a empresa, trata-se de “instabilidades pontuais já resolvidas pela empresa”.
“Os postos do Poupatempo em todo o estado seguem operando normalmente. As instabilidades foram pontuais e prontamente resolvidas pelas equipes da Prodesp”, afirmou.
“O Poupatempo reforça seu compromisso contínuo com a qualidade no atendimento, visando sempre atender da melhor forma às necessidades da população”, completou a nota.
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