Segundo a Sejusp, foram disponibilizadas 2,1 mil vagas diárias para atendimento. Pessoas interessadas em emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como ‘Novo RG’, podem agendar atendimento para o mês de abril.
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Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 2,1 mil vagas diárias foram disponibilizadas, sendo 800 para Campo Grande e 1,3 mil para os 78 municípios do interior do estado.
O g1 reuniu informações sobre o passo a passo e documentos que devem ser apresentados no dia do agendamento. Confira abaixo:
Como funciona o agendamento?
É realizado pelo site da Sejusp (acesse aqui)
Selecione o município em que deseja emitir a CIN;
Selecione o serviço que deseja solicitar – 1ª ou 2º emissão da CIN;
Selecione um posto de atendimento;
Selecione o melhor dia e horário;
Preencha os dados pessoais;
Digite os caracteres de segurança;
Confira se o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.
Quais documentos são obrigatórios e devo apresentar para emissão da 1ª via?
Certidão de nascimento (para os solteiros) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada
Certidão de casamento (para os casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com as devidas averbações) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada. Na ocorrência de segundo casamento, deve ser apresentada a nova certidão e a do casamento anterior com as averbações necessárias.
CPF (Cadastro de Pessoa Física) – emitir o comprovante de situação cadastral do CPF, no site da Receita Federal (acesse aqui)
Certidão de Naturalização (se for o caso) – mesmo se casado no Brasil
Para quem for emitir 2ª via da CIN, além dos documentos acima, é preciso apresentar comprovante impresso do PIX ou comprovante da guia de recolhimento junto à guia DAEMS impressa.
Documentos opcionais para emissão que podem ser levados no dia agendado
Número de Identificação Social (NIS)
Programa de Integração Social (PIS)
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
Título de Eleitor
Documento de Identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Certificado Militar
Tipo sanguíneo e fator RH, com comprovação de exame laboratorial
Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde
Requerimento de inclusão do nome social
Cartão SUS
Quanto custa a emissão da 1ª e 2ª vias?
1ª via – Gratuita
2ª via – taxa de 4 UFERMS (cotação pode ser consultada neste link) – em março de 2025, 1 UFERMS corresponde a R$51,94, o que totaliza R$207,76 neste mês.
Correção de erros no prazo de 30 dias do recebimento da Carteira de Identidade – Gratuita
Correção após 30 dias do recebimento do documento – taxa de 4 UFERMS
Trocar nome de solteiro para casado – taxa de 4 UFERMS
Atualização de dados, foto, assinatura – taxa de 4 UFERMS
Extravio – taxa de 4 UFERMS
Outras dúvidas podem ser consultadas no site da Sejusp (clique aqui).
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
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Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 2,1 mil vagas diárias foram disponibilizadas, sendo 800 para Campo Grande e 1,3 mil para os 78 municípios do interior do estado.
O g1 reuniu informações sobre o passo a passo e documentos que devem ser apresentados no dia do agendamento. Confira abaixo:
Como funciona o agendamento?
É realizado pelo site da Sejusp (acesse aqui)
Selecione o município em que deseja emitir a CIN;
Selecione o serviço que deseja solicitar – 1ª ou 2º emissão da CIN;
Selecione um posto de atendimento;
Selecione o melhor dia e horário;
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Quais documentos são obrigatórios e devo apresentar para emissão da 1ª via?
Certidão de nascimento (para os solteiros) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada
Certidão de casamento (para os casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com as devidas averbações) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada. Na ocorrência de segundo casamento, deve ser apresentada a nova certidão e a do casamento anterior com as averbações necessárias.
CPF (Cadastro de Pessoa Física) – emitir o comprovante de situação cadastral do CPF, no site da Receita Federal (acesse aqui)
Certidão de Naturalização (se for o caso) – mesmo se casado no Brasil
Para quem for emitir 2ª via da CIN, além dos documentos acima, é preciso apresentar comprovante impresso do PIX ou comprovante da guia de recolhimento junto à guia DAEMS impressa.
Documentos opcionais para emissão que podem ser levados no dia agendado
Número de Identificação Social (NIS)
Programa de Integração Social (PIS)
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
Título de Eleitor
Documento de Identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Certificado Militar
Tipo sanguíneo e fator RH, com comprovação de exame laboratorial
Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde
Requerimento de inclusão do nome social
Cartão SUS
Quanto custa a emissão da 1ª e 2ª vias?
1ª via – Gratuita
2ª via – taxa de 4 UFERMS (cotação pode ser consultada neste link) – em março de 2025, 1 UFERMS corresponde a R$51,94, o que totaliza R$207,76 neste mês.
Correção de erros no prazo de 30 dias do recebimento da Carteira de Identidade – Gratuita
Correção após 30 dias do recebimento do documento – taxa de 4 UFERMS
Trocar nome de solteiro para casado – taxa de 4 UFERMS
Atualização de dados, foto, assinatura – taxa de 4 UFERMS
Extravio – taxa de 4 UFERMS
Outras dúvidas podem ser consultadas no site da Sejusp (clique aqui).
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