Saiba como se cadastrar no Cadastro Único do Governo Federal

Com mais de 25 milhões de famílias registradas, o Cadastro Único é a porta de entrada para a população de baixa renda ter acesso a programas sociais. Por isso, saber como se cadastrar no Cadastro Único é essencial para que todos tenham seus direitos garantidos.

Sede de um dos postos de atendimento do CRAS, um prédio em cores vermelhas e brancas

O Cadastro Único é realizado unicamente nos postos de atendimento do CRAS – Foto: Reprodução/Gilson Abreu/ND

Quem tem direito a se cadastrar no Cadastro Único?

Gratuito para qualquer grupo populacional, o Cadastro Único, ou CadÚnico, prevê alguns critérios para a inscrição das famílias interessadas.

É importante salientar que para se inscrever no sistema de informações do governo, a família precisa comprovar a renda dos moradores, sendo assim credenciadas para participar de programas sociais.

São cadastrados no CadÚnico as famílias com renda mensal individual inferior à metade do salário mínimo ou rendimento máximo de três salários mínimos todo mês.

A inscrição no Cadastro Único não é individual, mas sim familiar. Assim, é necessário haver um representante maior que 16 anos para ser o responsável pela família cadastrada.

Caderno do Cadastro Único

As informações do Cadastro Único são essenciais para a inscrição em programas sociais – Foto: Prefeitura Municipal de Colombo/Reprodução/ND

Como se cadastrar no Cadastro Único

Mesmo com canais online para acompanhamento e monitoramento dos benefícios sociais, o sistema do CadÚnico não permite a inscrição por esses portais.

A única forma de inscrição é por meio dos postos de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), gerenciado e operado pelas prefeituras locais.

Para consultar os locais de atendimento, o cidadão pode acessar o aplicativo para encontrar o posto mais próximo ou site do MOPS (Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania).

Quais são os documentos necessários para se inscrever no CadÚnico

Para realizar o cadastro, o representante familiar precisa levar o seu próprio documento de identificação e de cada morador de sua residência.

A preferência é que a pessoa tenha em mãos obrigatoriamente seu próprio CPF ou título de eleitor para ser inscrito como o responsável familiar.

Para os demais moradores, é preciso levar qualquer um dos seguintes documentos de identificação:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

No caso de a pessoa responsável familiar representar uma família de indígenas ou quilombolas, poderá apresentar qualquer um dos registros da lista para ser inscrito como titular.

 

Mesmo não sendo documentos obrigatórios, levar o comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante de matrícula escolar facilita na hora de criar um cadastro mais completo.

Como saber se o Cadastro Único foi aprovado?

Após a realização do Cadastro Único, é possível conferir se a solicitação foi aprovada por meio do site e aplicativo oficial do sistema.

O acesso aos serviços é feito a partir da conta gov.br, e a partir da primeira navegação, o usuário consegue ver a situação atual do cadastro, acompanhar os pedidos de inserção nos programas sociais e calendários de benefícios.

Site do gov.br sendo acessado pelo celular

O acesso gov.br é a principal forma de login nos programas do governo – Foto: Agência Brasil/nD

Também é possível usar o recurso do acesso sem senha, onde o cidadão pode verificar os seguintes recursos:

  • Consulta por CPF;
  • Postos de atendimento;
  • Programas sociais;
  • Validar comprovante de cadastro

A partir do acesso, o responsável familiar pode atualizar a sua situação atual online, mantendo as informações sobre emprego, educação e moradia em dia para a base de dados do governo.

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