Cantora de obra militante se direciona para repertório mais romântico em disco com inéditas composições autorais entre sambas de Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Sombra. ♪ Marina Iris entende que amar é ato revolucionário. O movimento da cantora e compositora carioca em direção a um repertório de tonalidade mais romântica – mote de Virada, álbum que a artista lança amanhã, 26 de maio – abarca a militância evidenciada por Iris em álbuns anteriores como Voz bandeira (2019).
Idealizado e gravado entre janeiro e fevereiro de 2021 sob a direção musical do cavaquinhista, banjoísta e arranjador Vitor de Souza, o disco Virada foi concebido como EP, anunciado oficialmente em 11 de junho daquele ano de 2021 com a edição do single em que Marina trouxe para a roda de samba uma música romântica do compositor paulistano Tó Brandileone, Pra você dar o nome, apresentada em 2011 na voz do cantor Pedro Mariano.
De lá para cá, mais três singles foram lançados com as gravações das músicas Virada (Marina Iris e Manu da Cuíca – em dueto com Péricles), Pra tudo mudar (Marina Iris e Moacyr Luz – com participações de Diogo Nogueira e Moacyr Luz) e Para pra pensar (Marina Iris e Raul DiCaprio – com Amanda Amado e Renato da Rocinha). E o EP inicial virou álbum.
Com seis faixas inéditas, o álbum Virada apresenta abordagens de Tô a Bangu (Arlindo Cruz e Franco, 1993), Vale a pena ouvir de novo (Sombra e Aldir Blanc, 2003), Pra me jogar (Marina Iris e Raul DiCaprio), Mil desculpas (Rafael de Moraes e Bil-Rait Buchecha), Pra me abençoar (Eduardo Familião e Wilson Bebel) – música gravada pela cantora com Lenine – e medley com sambas de Jorge Aragão.
Nesse medley, Marina Iris encadeia Raiz e flor (Jorge Aragão e Sombrinha, 1988), De Sampa a São Luis (Jorge Aragão, Paulo César Feital e Flávio Cardoso, 1996) e Alvará (Jorge Aragão, 1992) em gravação feita com Marcelle Motta e Deborah Vasconcellos.
Capa do álbum ‘Virada’, de Marina Iris
Pedro Curi / Divulgação
Marina Iris aborda o amor como ato revolucionário no movimento do álbum ‘Virada’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.