‘Rich Men North of Richmond’, faixa que está no topo das paradas musicais dos Estados Unidos, se tornou trilha de disputa política. Oliver Anthony no videoclipe de ‘Rich Men North of Richmond’
Reprodução/YouTube
Oliver Anthony é a mais nova revelação do country americano. Com sua “Rich Men North of Richmond”, o cantor está há duas semanas no topo da Billboard Hot 100, ranking de audiência americana da revista “Billboard”.
Além do sucesso nos tocadores digitais, a música, que faz críticas às elites americanas e retrata dilemas da classe trabalhadora, tem sido usada por líderes políticos para fazer alusões a problemas sociais dos Estados Unidos.
A repercussão da letra tem sido tão forte que Anthony publicou um vídeo no YouTube sobre o assunto, na semana passada.
‘É irritante ver pessoas, em noticiários conservadores, tentando se identificar comigo como se eu fosse um deles”, disse o músico. “Vejo a direita, tentando me caracterizar como um dos seus. E vejo a esquerda tentando me desacreditar.”
“Tenho que deixar claro que minha mensagem, como qualquer uma de minhas músicas, faz referência às ineficiências do governo.”
Na noite da quarta-feira passada, o videoclipe da canção foi reproduzido na Fox News, no início do debate presidencial republicano, após a exibição de vídeos de pessoas criticando o presidente Joe Biden. O artista nega que a letra tenha qualquer relação com o chefe do Estado americano.
Vista por muitos como o “hino político dos operários”, “Rich Men North of Richmond” apareceu ainda em falas de comentaristas ultraconservadores como Laura Ingraham e Matt Walsh, além da congressista republicana Marjorie Taylor Greene.
“Isso não é uma coisa republicana e democrata. Isso nem é coisa dos Estados Unidos”, afirmou o músico.
A letra tem versos como: “estive vendendo minha alma, trabalhando o dia todo/ horas extras por um salário de merda/ para que eu consiga sentar aqui e desperdiçar minha vida/ me arrastar de volta para casa e afogar os meus problemas”.
De acordo com a “Billboard”, o hit é a primeira música de um artista homem a começar no topo do Hot 100 e do Hot Country Songs simultaneamente.
Oliver Anthony, nova revelação do country, critica reações da direita e da esquerda à sua música
Adicionar aos favoritos o Link permanente.