Esposa de Faustão diz que apresentador foi incluído na fila de prioridade do transplante de coração no dia 8 de agosto


Em postagem nas redes sociais, Luciana Cardoso relata que família se manteve em silêncio “até que a internação se tornou pública”. Faustão passou por um transplante cardíaco no domingo (27) no Hospital Albert Einstein, onde está internado desde 5 de agosto. O apresentador Fausto Silva, o Faustão, entrou na fila de espera por um transplante de coração
RENATO PIZZUTTO/BAND
A esposa do apresentador Fausto Silva, Luciana Cardoso, divulgou nesta segunda-feira (28), em publicação no Instagram, uma “carta aberta de agradecimento” na qual afirma que o apresentador foi incluído na lista de prioridade do transplante de coração no dia 8 de agosto.
Na mensagem, ela relata que a família se manteve em silêncio até que a internação de Faustão se tornou pública.
“Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 08/08/2023. Nos mantivemos em silêncio como é característica da família até que a internação se tornou pública.”
Texto publicado por Luciana Cardoso, esposa do apresentador Faustão
Reprodução/Redes Sociais
No texto, além de agradecer o apoio dos médicos, amigos e parentes, ela relata que um paciente internado também no Einstein recebeu outro órgão do mesmo doador de Faustão.
“Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa através do SUS também recebeu desse mesmo receptor outro órgão e sua segunda chance na vida.”
No domingo, João Guilherme Silva, filho do apresentador, usou as redes sociais para falar sobre o assunto.
Ele rebateu mensagens de que seu pai teria furado a fila de transplante de órgãos para sua cirurgia de coração, realizada neste domingo (27), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Na publicação original, há um pedido para que as pessoas se informem sobre o processo “antes de julgar”. O conteúdo ainda leva o usuário a um post que explica alguns dos trâmites necessários para o transplante de órgãos.
“Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos”, diz o post.
Veja abaixo um resumo de como funciona o processo:
ordem cronológica de cadastro;
gravidade do quadro – quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa;
tipo sanguíneo – um paciente só pode receber um órgão de um doador que tenha o mesmo tipo sanguíneo que ele;
porte físico – alguém alto e mais pesado não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro que ele;
e distância geográfica – o órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em um intervalo de até 4 horas. Ou seja: não é possível fazer a ponte entre duas pessoas que estejam muito distantes uma da outra.
O Ministério da Saúde informou, neste domingo, que entre os dias 19 e 26 de agosto foram realizados 11 transplantes de coração no país, sete deles no estado de São Paulo. Ainda segundo a pasta, Faustão foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde.
“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados.”
A equipe médica responsável por Faustão diz ter recebido a oferta do órgão na madrugada deste domingo (27).
“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
Faustão ocupava 2º lugar na fila de prioridade do transplante de coração; entenda como funciona lista de espera do SUS
Como o Brasil criou o maior sistema público de transplantes do mundo
‘A espera é muito dolorosa’, diz mulher que fez transplante de coração
Veja as etapas do transplante de coração
Arte/g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.