Aracy Balabanian marcou gerações com grandes personagens; relembre trajetória


Intérprete da icônica Dona Armênia de “Rainha da Sucata” e Cassandra de “Sai de Baixo” deixa um legado na TV brasileira. Morre Aracy Balabanian
Morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. Com décadas de carreira na TV, teatro e cinema, a artista ajudou a construir a história da dramaturgia brasileira.
Nascida em 1940, em Campo Grande (MS), Aracy fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para ciências sociais, na USP, atendendo ao desejo do pai. Aprovada nos dois, ela abandonou ciências sociais no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.
No início da carreira na televisão, nos anos de 1960, Aracy fez a peça “Antígona”, do filósofo Sófocles, montada pela antiga TV Tupi. A estreia na TV Globo veio em “O primeiro amor”, novela de Walther Negrão, onde ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputava o amor de Luciano com Paula e Maria do Carmo.
A estreia de Aracy foi em “Antígona”, na TV Tupi.
TV Globo/Reprodução
Aracy Balabanian como Giovana, em “O Primeiro Amor”.
TV Globo/Reprodução
Viveu também a personagem Gabriela no programa infantil “Vila Sésamo”, contracenando com bonecos, como Garibaldo.
Foi em “Coração Alado”, de Janete Clair, que Aracy teve a primeira chance de exercitar a aveia humorística no papel da desbocada trocadora de ônibus Maria-Faz-Favor.
Já nos anos 1980, Aracy Balabanian fez “Elas por Elas”, “Guerra dos Sexos”, “Transas e Caretas”, “Ti-ti-ti” e “Que Rei Sou Eu?”.
Aracy Balabanian na novela “Que Rei Sou Eu?”
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Aracy Balabanian, a eterna Dona Armênia e a icônica Cassandra, morre no Rio aos 83 anos
FOTOS: relembre a carreira da atriz Aracy Balabanian
VÍDEOS: crise de riso em ‘Sai de Baixo’ e outros momentos marcantes
MEMÓRIA GLOBO: Aracy relembra sonho de juntar teatro e TV no ‘Sai de Baixo’
Dona Armênia e Cassandra
Dona Armênia, personagem vivida por Aracy em “Rainha da Sucata” e “Deus nos Acuda”
TV Globo/Reprodução
Já com uma carreira extensa, veio um dos personagens que mais ficaram estampados na memória do público: a Dona Armênia, da novela “Rainha da Sucata”. Com um sotaque e alguns costumes do povo armênio, Aracy trouxe um pouco da própria história, já que era filha de imigrantes desse país.
O sucesso foi tão grande, que o autor Silvio de Abreu convidou a atriz para viver a mesma personagem, dessa vez na novela “Deus Nos Acuda”.
E os trabalhos de sucesso continuaram. Pela matriarca Filomena, da novela “A Próxima Vítima”, Aracy foi premiada. E algum tempo depois, participou do fenômeno humorístico “Sai de Baixo”, onde viveu a inesquecível Cassandra entre 1996 e 2001.
Aracy no papel de Cassandra, em “Sai de Baixo”.
TV Globo/Reprodução.
O seu último trabalho na TV foi na novela “Geração Brasil”, quando interpretou a dona de casa Iracema Avelar e o especial de fim de ano “Juntos, a Magia Acontece”, com a personagem Dona Rosa.
Além da televisão, Aracy Balabanian atuou em dois filmes e uma dezena de peças, como “Clarice, Coração Selvagem”, quando interpretou a escritora Clarice Lispector.
Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e não resistiu às complicações de um câncer.

Repercussão
Após a publicação da notícia sobre a morte da atriz, amigos, fãs e colegas de trabalho lamentaram. Veja a repercussão no vídeo abaixo:
Fãs e amigos lamentam morte de Aracy Balabanian

Adicionar aos favoritos o Link permanente.