
A PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) alertou para o golpe do falso advogado. Investigações apontam que o criminosos tem enganado pessoas no Estado se passando por advogados e afirmando que a vítima teria ganhado um processo na Justiça.

Criminosos fingem que são advogados das vítimas – Foto: Pexels/Reprodução/ND
As informações foram apuradas pelo SC no Ar. Segundo a polícia, os criminosos entram em contato com as vítimas por redes sociais como o Whatsapp. Na conversa, eles afirmam que são advogados ou escritórios de advocacia e falam que a pessoa ganhou um processo da Justiça e com isso, teria um valor a receber.
Na conversa, os criminosos exigem o recebimento de uma certa quantia em dinheiro para que a pessoa consiga o dinheiro ganho na ação. Eles argumentam que o valor transferido pelas vítimas pagaria custas advocatícias e documentação.
De acordo com a polícia civil, as vítimas desse golpe estão enviando os valores por pix para os criminosos.
Dicas para evitar o golpe do falso advogado
Em uma ocasião similar, fique atento aos sinais que podem indicar que você é a próxima vítima do golpe do falso advogado:
- Não realize nenhuma transferência de dinheiro sem verificar a veracidade das informações. Procure seu advogado em outro contato telefônico ou vá até o escritório que cuida de seu processo.
- Existe a possibilidade dos criminosos terem clonado o Whatsapp ou outro perfil de rede social do advogado em que você é cliente. Antes de transferir, confirme por outros meios que você está, de fato, conversando com seu advogado.
- Os criminosos utilizam os dados que estão públicos na internet para convencer a vítima da mentira. Mesmo que a pessoa mencione dados seus, fique atento.