RJ negocia com governo dos EUA para reconhecer Comando Vermelho como organização criminosa internacional


Secretário de Segurança do Rio, Victor Santos, afirmou que EUA estão preocupados com rota de tráfico de cocaína. No Estado, preocupação é a chegada de armas americanas. Documento mostra tratativas entre governos em agosto de 2024. Blindado da Polícia Civil no Complexo da Penha: região é um quartel-general do Comando Vermelho no Rio
Charles Mathura/TV Globo
A secretaria de Segurança Pública do Rio negocia com o governo do Estados Unidos o reconhecimento do Comando Vermelho como uma organização criminosa Transnacional.
Um documento de agosto de 2024, obtido pelo g1, mostrou que a Polícia Militar sugeriu à Secretaria de Segurança o envio de relatórios de inteligência sobre as atividades internacionais do Comando Vermelho, assim como uma minuta de acordo de cooperação técnica com o governo americano.
“A preocupação são as rotas de cocaína, que o CV vem tentando dominar, no norte do país. Já o nosso interesse são as armas que entram no RJ, já que a maioria é americana”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos.
A informação foi publicada pelo jornal Extra e confirmada pelo g1. As reuniões foram realizadas com membros da SESP com integrantes do Serviço de Segurança Diplomática do governo americano.
A PM aprendeu, em 2023, 13 fuzis com o selo de uma caveira semelhante ao personagem Justiceiro, dos quadrinhos da Marvel
Reprodução
Uma reportagem do g1 revelou que a Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu um fuzil de origem americana a cada dois dias em 2023.
Raio-x da apreensão de fuzis pela PM do Estado do Rio de Janeiro
Infográfico g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.